Em meio ao momento turbulento do Flamengo, Mano Menezes entregou o cargo após a derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, nesta quinta-feira, surpreendendo a diretoria. Os três nomes cotados para sucessão do treinador, propostos por correntes distintas, são Abel Braga, Celso Roth e Caio Júnior.
O empresário Carlos Leite, que também é agente de Mano, apresentou-se para ser o interlocutor do clube nos contatos com Abel. Até o fim da noite desta quinta, porém, ele ainda não havia conseguido entrar em contato com o ex-comandante do Fluminense. Leite tratará diretamente com Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol do Fla, sobre a possibilidade de Abelão ser o novo comandante.
Abel Braga, inicialmente, não estava propenso a aceitar convites para dirigir algum time até o fim deste ano. Nos últimos dias, entretanto, o treinador recebeu sondagens do exterior e se entusiasmou, não descartando a possibilidade de voltar a trabalhar ainda em 2013.
Uma outra corrente sugere que o Flamengo acerte com um técnico somente até dezembro para espantar a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão. E nesse contexto surgem os nomes de Celso Roth e Caio Júnior.
No caso de Roth, a indicação ganha coro por parte do diretor de futebol, Paulo Pelaipe. O executivo tem boa relação com Jorge Machado, empresário do técnico e responsável pela negociação que levou o meia Carlos Eduardo para a Gávea no início do ano.
Antes de Jorginho assumir o Flamengo, em março, após demissão de Dorival Júnior, Roth foi indicado por Pelaipe, mas foi voto vencido. Pesou também a questão salarial. O Rubro-Negro, então, optou por uma solução mais barata naquela época.