Fred não é mais "só" o ídolo do Fluminense. Com a saída de Neymar para a Europa, o camisa 9 se tornou o principal jogador brasileiro em atividade no país. E pode virar também craque do marketing. Potencial para isso ele tem. Fred foi um dos destaques do Brasil na Copa das Confederações e voltou a ter repercussão internacional. Era um dos mais elogiados após as entrevistas coletivas, quando apresentou esclarecimento, opiniões embasadas, boa dicção e objetividade. Além disso, mantém há tempos uma boa imagem perante o público, sem os exageros que marcam a vida social de muitos boleiros.
Após quatro anos, se consolidou como o maior ídolo recente do Fluminense. Carismático, é bem aceito por vários públicos-alvo do departamento de marketing do clube. Com essa identificação e o cada vez maior destaque, o Flu pretende explorar a imagem dele em campanhas para os principais produtos, como o "Tricolor em Toda Terra", o "Vou Ver o Flu" e o sócio-futebol.
- Vamos procurar utilizar o Fred naqueles produtos do Fluminense nos quais haja a maior identificação. Temos muita coisa planejada com ele. Mas tem de haver equacionamento, respeitar as atividades dele, como os treinos. Ele já ajuda muito o marketing jogando assim - comentou o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen.
A camisa com o nome dele e o 9 às costas é a mais vendida entre todas já com numeração. Recentemente, a Adidas reativou o patrocínio exclusivo com o centroavante e o tem utilizado como garoto-propaganda em vários comerciais. Nesta quarta-feira foi a vez de a Unimed-Rio fazer um anúncio, brincando com o gol deitado. A imagem do capitão do Flu, novo ícone nacional, está em alta.