Na última rodada, o Palmeiras enfrenta o Corinthians, às 17h, no Pacaembu, enquanto o Sãi Paulo enfrenta o Santos, no mesmo horário - em local ainda indefinido.
A primeira missão assumida pelo Palmeiras para as duas últimas rodadas do Brasileirão foi cumprida com sucesso neste domingo. A missão que restou ao São Paulo no ano, por outro lado, complicou. Com gol salvador de Marcos Assunção, o Verdão derrotou o Tricolor, por 1 a 0, no Pacaembu, e deixou o rival mais longe da Libertadores-2012. De quebra, garantiu a vaga na Sul-Americana-2012.
Luís Fabiano, autor de cinco dos últimos dez gols do Tricolor, e Valdivia, eterna esperança dos palmeirenses, foram coadjuvantes - assim como as duas equipes no segundo turno do Brasileirão. Após um primeiro tempo de poucas emoções, foi Marcos Assunção quem desequilibrou e marcou em cobrança de falta, aos 10 minutos da etapa complementar. Se a promessa de bicho dobrado for cumprida no Alviverde, metade ao volante seria merecido.
Com a derrota, o São Paulo permanece com 56 pontos, na 8ª colocação, e precisa vencer o Santos e torcer contra Figueirense e Inter na última rodada para não amargar o segundo ano consecutivo fora da Libertadores. O Verdão, por outro lado, confirma a ascensão das últimas partidas e, com 49 pontos, segue na 11ª posição.
Graças à vitória do Vasco no Engenhão, a segunda missão palmeirense está de pé. Para o torcedor alviverde, uma vitória contra o Corinthians na última rodada pode significar a redenção por mais um ano de decepções.