Um dos mais tradicionais palcos de velocidade no Rio Grande do Sul, o Autódromo Internacional de Tarumã que fica em Viamão, completa 54 anos nesta sexta-feira (8). O autódromo começou a ser planejado na década de 1950, mas sua construção realmente começa a ganhar corpo devido à proibição de corridas de rua no Rio Grande do Sul, depois de um trágico acidente durante as 12 Horas de Porto Alegre em 1968.
O autódromo pertence ao Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e foi inaugurado no dia 8 de novembro de 1970 dando a largada para uma nova etapa para o automobilismo gaúcho. Neste final de semana, a pista recebe mais dois dos seus eventos anuais, a oitava etapa da Fórmula Truck e a última etapa do campeonato Brasileiro e Gaúcho multimarcas de Turismo 1.4.
O presidente do ACRGS, Rodrigo Machado, lembra do respeito que a pista tem entre os pilotos:
— É uma das pistas mais rápidas em velocidade média e a primeira curva é a mais rápida do Brasil! Os pilotos respeitam bastante Tarumã e isso dá bastante orgulho!
A pista mantém o mesmo traçado desde a sua inauguração, mas isso não impede que a pista passe por reformas. O foco atual é na área de escape da primeira curva:
— Os carros hoje são muito rápidos comparando com a inauguração, então buscamos a adequação principalmente na área de segurança que consiga suportar todas as categorias que existem no país. Para o futuro, buscamos melhorar as instalações para o público e na curva nove que normalmente ocorrem muitos acidentes, porque é uma curva de alta velocidade.
O Autódromo Internacional de Tarumã é herdeiro natural da antiga 12h de Porto Alegre, com as 12 horas de Tarumã como um dos mais tradicionais eventos de corrida de longa duração no país. A competição envolve várias categorias e recebe um clima familiar com espaço para acampamento, churrascos e shows.
Os fãs de automobilismo podem acompanhar a Fórmula Truck neste final de semana, dias 8, 9 e 10 de novembro e no dia 44° edição das 12h de Tarumã no dia 13 e 14 de dezembro.
*Produção: Douglas Webber