A festa foi da Ferrari no GP de Monza da Fórmula 1. Na manhã deste domingo (1°), em casa, a equipe acertou a estratégia com apenas uma parada nos boxes e proporcionou a segunda vitória de Charles Leclerc na temporada. Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, completaram o pódio.
A McLaren tinha o carro mais rápido do fim de semana, e conquistou a primeira fila no treino de sábado (31), com Lando Norris na pole e Oscar Piastri na segunda posição. Mas, logo na largada, o australiano tomou a frente da prova.
Para sair de Monza com a vitória, a Ferrari precisaria fazer algo diferente. E optou pela estratégia de apenas uma parada, diferentemente das duas previstas para a corrida e adotada inclusive pela McLaren.
A estratégia se provou acertada e, largando do quarto lugar, Leclerc saltou posições até chegar à liderança. Nas voltas finais, precisou segurar um veloz Oscar Piastri, que vinha logo atrás. Mas, com diferença segura, apenas administrou para conquistar a vitória e fazer a festa da Ferrari diante de sua torcida.
O prejuízo só não foi maior para a McLaren porque a equipe ficou com as outras duas posições no pódio. Com Piastri em segundo e Norris em terceiro, a equipe encostou de vez na Red Bull no Mundial de Construtores. Agora, são apenas 10 pontos de diferença entre os líderes.
O líder Max Verstappen também viu diminuir sua vantagem no Mundial. Com o carro da Red Bull rendendo menos na comparação com o início da temporada, ele foi apenas o sexto colocado em corrida discreta.
Esta foi a primeira vitória da Ferrari em Monza desde 2019. Na ocasião, foi o próprio Leclerc quem conquistou o triunfo para os "tifosi".
Agora, a Fórmula 1 para por duas semanas. A próxima corrida, a 17ª etapa do Mundial da categoria, será o GP de Baku, no Azerbaijão, no dia 15 de setembro.