A Red Bull Racing conseguiu mais uma dobradinha na temporada 2024 da Fórmula 1. No Grande Prêmio da Arábia Saudita, Max Verstappen venceu com folga, sete segundos a frente do seu companheiro Sergio Pérez. Com isso, a RBR se tornou a quarta maior vencedora da história da categoria, com 115 triunfos, ultrapassando a Williams.
Charles Leclerc, que largou em segundo, conseguiu seu primeiro pódio no ano, sendo o segundo da Ferrari. Fora da corrida por conta de uma cirurgia no apêndice, Carlos Sainz foi substituído pelo jovem Oliver Bearman, de 18 anos. No entanto, mesmo sendo operado na sexta-feira (8), o espanhol esteve presente no circuito e foi visto nos boxes da Ferrari.
Destaque positivo na corrida para Nico Hulkenberg, que conseguiu marcar um ponto para a Haas. Ele contou com o apoio do seu companheiro Kevin Magnussen para terminar em décimo.
Corrida pouco movimentada e sem surpresas
A largada não teve nenhum acidente e as posições em sua maioria se mantiveram. Pérez até chegou a conquistar a segunda posição de Leclerc, mas o monegasco conseguiu se recuperar. O primeiro abandono foi do Pierre Gasly, que teve problema na caixa de câmbio da sua Alpine. Na segunda volta, Piastri assumiu a quarta colocação ao fazer a ultrapassagem em cima de Alonso.
Na quarta volta, Pérez conseguiu ultrapassar Leclerc com ajuda da asa móvel. Três depois, o safety car foi acionado — assim como nas outras três edições na Arábia Saudita —, após Lance Stroll bater a roda dianteira esquerda na parede e perder o controle do carro, entrando com tudo no muro. Ele saiu ileso.
Com safety car na pista, a maioria dos pilotos aproveitou para fazer a primeira parada nos boxes e colocaram pneus duros. Norris e Hamilton foram um dos poucos que não pararam. Na relargada, a McLaren conseguiu segurar Verstappen, enquanto mais atrás Albon e Magnussen se enroscaram, quase gerando mais um acidente.
Na abertura da 13ª volta, as duas RBR ultrapassaram. Verstappen superou Norris e Pérez passou por Hamilton. No meio do pelotão, o novato Oliver Bearman foi conseguindo escalar alguns adversários, com belas manobras em cima de Tsunoda e Zhou. Por uma saída perigosa do pit stop, Pérez foi penalizado em cinco segundos. Mesmo assim, na 18ª volta, o mexicano passou por Norris e começou a abrir distância para o restante do grid.
Leclerc reassumiu a terceira colocação dez voltas depois, quando ultrapassou Norris, que já estava sofrendo com os pneus usados. Na 35ª volta, após várias atrás de Hamilton, Piastri conseguiu ultrapassar, porém na hora de terminar o movimento ele travou o pneu e cortou a curva, tendo que devolver a posição. O jovem australiano só conseguiu assumir a posição após o heptacampeão mundial fazer sua parada nos boxes.
Após o pit stop dos que faltavam, Bearman assumiu a sétima posição, mas teve que segurar Norris e Hamilton. Mesmo com a diferença de pneus, o novato conseguiu se manter a frente, sem muitas preocupações, uma vez que ambos ficaram disputando atrás. A Ferrari ainda levou mais um ponto no final, com Leclerc conseguindo a melhor volta da prova.
A F1 retorna entre os dias 22 e 24 de março para o GP da Austrália.
Resultado final do GP da Arábia Saudita
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- George Russell (ING/Mercedes)
- Oliver Bearman (ING/Ferrari)
- Lando Norris (ING/McLaren)
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
- Nico Hulkenberg (ALE/Haas)
- Alexander Albon (TAI/Williams)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Yuki Tsunoda (JAP/RB)
- Logan Sargeant (EUA/Williams)
- Daniel Ricciardo (AUS/RB)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber)
- Zhou Guanyu (FIN/Kick Sauber)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin) - abandono
- Pierre Gasly (FRA/Alpine) - abandono