Durante o último final de semana da temporada 2023 da Fórmula 1, dois brasileiros vão para a pista em Abu Dhabi. Felipe Drugovich, da Aston Martin, e Pietro Fittipaldi, da Haas, vão pilotar durante o treino livre 1, na sexta-feira (24), às 6h30min (horário de Brasília).
Grande parte das equipes vai utilizar a última etapa da temporada para cumprir a regra da F1 que consiste em colocar jovens pilotos na pista durante sessões de treinamentos.
Drugovich, que renovou com a Aston Martin para 2024, seguirá com o papel de piloto reserva e de testes da escuderia britânica. Ele participou de uma sessão de treinamento durante o GP de Monza, na Itália.
Fittipaldi, que já teve a oportunidade de pilotar em duas etapas pela Haas em 2021 — substituindo Romain Grosjean —, já é piloto reserva da equipe norte-americana desde 2019. Ele participou de vários treinos na F1 e é considerado importante pela escuderia.
Contudo, sem espaço na categoria, Pietro vai ter um novo desafio em 2024. Após duas temporadas na WEC (Campeonato Mundial de Endurance da Fia), o brasileiro vai fazer uma temporada completa na Fórmula Indy no próximo ano. Fittipaldi foi contratado como titular pela equipe Rahal Letterman Lenigan.