A primeira atividade na pista de Monza, visando o Grande Prêmio da Itália, ficou marcada pela presença do brasileiro Felipe Drugovich no carro da Aston Martin. Ele substituiu o canadense Lance Stroll e ficou em 18º na atividade que aconteceu na manhã desta sexta (1).
O líder do treino livre 1 foi Max Verstappen, líder do campeonato mundial da Fórmula 1, que marcou 1min22s657. O holandês ficou na frente do espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e do companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez.
Fernando Alonso, que guiou o outro carro da Aston Martin na atividade, ficou com o sexto melhor tempo. Nos treinos livres, o tempo não é um parâmetro relevante de comparação, visto que cada piloto tem um programa a seguir, com o objetivo final de trazer dados que ajudem a equipe no ajuste final do carro para a corrida.
Drugovich fez 23 voltas na atividade e teve como melhor tempo 1min24s140. O brasileiro é piloto reserva e de testes da Aston Martin, conseguindo essa vaga após vencer a Fórmula 2 no ano passado. O título veio justamente um ano atrás no circuito de Monza.
As atividades seguem no final de semana. A classificação acontece no sábado (2), às 11h, enquanto o GP da Itália será no domingo (3), a partir das 10h (horário de Brasília).