Resta apenas mais uma etapa da Fórmula 1 em 2023. Com Max Verstappen garantido como campeão do campeonato de pilotos, e a Red Bull sendo a equipe vencedora no mundial de construtores, resta pouco em jogo para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que será realizado no próximo domingo (26).
Na última prova, em Las Vegas, Sergio Pérez garantiu o vice-campeonato em uma corrida animada. Entre os pilotos, as disputas não valem muito, sendo mais disputas individuais, como pela quarta posição entre os espanhóis Carlos Sainz e Fernando Alonso, empatados com 200 pontos cada.
Entretanto, no mundial de construtores há dinheiro em jogo. Uma melhor colocação pode render cerca de 10 milhões de dólares a mais para a equipe na próxima temporada. Com campeão definido, a disputa será principalmente pelo segundo lugar.
Mercedes x Ferrari
A Red Bull vai terminar o campeonato com mais de 400 pontos de vantagem. Contudo, a disputa pelo vice está equilibrada. A Mercedes tem quatro pontos de vantagem em relação à Ferrari.
Na etapa em Las Vegas, a equipe italiana conseguiu diminuir a desvantagem de 20 pontos. A segunda posição de Charles Leclerc foi fundamental, além de Sainz, que conseguiu terminar na frente dos dois carros da Mercedes, mesmo largando atrás.
Em Abu Dhabi, as disputas entre os pilotos da Ferrari e a dupla da equipe alemã — Lewis Hamilton e George Russell — prometem ser interessantes. Em meio a isso, Verstappen buscará se estabelecer como o terceiro maior vencedor da história da F1, com 54 triunfos.
Além dessa briga, a definição pela quarta posição também está em aberto. A McLaren tem 11 pontos de vantagem em relação à Aston Martin, que voltou a ter desempenhos positivos nas últimas duas etapas.
Horários e como assistir ao GP de ABu Dhabi
Sexta-feira (24)
- Treino Livre 1 - 6h30min (horário de Brasília)
- Treino Livre 2 - 10h
Sábado (25)
- Treino Livre 3 - 7h30min
- Classificação - 11h
Domingo (26)
- Corrida - 10h