O piloto monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fez neste sábado (28) a pole position para o Grande Prêmio do México de Fórmula 1. A prova acontece neste domingo (29) no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.
Com o tempo de 1min17s166, Leclerc superou seu companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz, e o tricampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull. Esta é a quarta pole do monegasco na temporada e a 22ª em sua carreira. Também é a segunda no México, depois de conseguir em 2019.
— Tivemos um pouco de sorte na terceira sessão porque encontramos coisas que nos ajudaram a melhorar o desempenho. São muitas pole positions, mas preciso convertê-las em vitórias e vou tentar isso amanhã — comentou Leclerc após o treino.
Verstappen investigado
No início da sessão, o termômetro marcava 25 graus, com a temperatura em 46 graus na pista. Kevin Magnussen marcou o primeiro tempo do Q1 com 1min19s730, que logo foi superado pelo espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin.
Até que surgiram os carros da Red Bull. O mexicano Sergio Pérez reduziu o tempo para 1min18s553 e Max Verstappen deixou em 1min18s099.
O holandês, que dominou os três treinos livres e saiu determinado a buscar a pole, será investigado por bloquear o pit lane no Q1, que teve eliminados o francês Esteban Ocon (Alpine), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), o americano Logan Sargeant (Williams) e o britânico Lando Norris (McLaren).
Mercedes brilha no Q2
O Q2 começou com o mexicano Sergio Pérez (Red Bull) marcando o tempo de 1min18s124, que não demorou para ser melhorado por Verstappen.
Tanto na primeira quanto na segunda parte da classificação, os australianos Daniel Ricciardo (AlphaTauri) e Oscar Piastri (McLaren) mostraram que estavam na disputa para largar nas duas primeiras filas do grid.
Em 2018, Ricciardo conquistou a pole position no México, enquanto Piastri só conheceu o Autódromo Hermanos Rodríguez nesta temporada de 2023.
De repente, surgiram as Mercedes, que passaram quase despercebidas nos treinos livres, mas brilharam no Q2. Lewis Hamilton foi o primeiro e George Russell o terceiro.
Os eliminados foram o francês Pierre Gasly (Alpine), o alemão Nico Hülkenberg (Haas), o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), o tailandês Alexander Albon (Williams) e o japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri).
Ferrari mostra sua força
Pérez começou dominando o Q3, que no domingo vai buscar sua primeira vitória correndo em casa. Depois, a pole provisória passou para as mãos de Verstappen, que vai tentar estabelecer o recorde de maior número de vitórias em uma temporada na F1, com 16.
Em seguida, a Ferrari mostrou sua força com Leclerc e Sainz. O monegasco superou o tempo do holandês da Red Bull por menos de um décimo de segundo.
— Há muito pouca aderência nesta pista porque a altitude é bastante elevada (2.240 metros acima do nível do mar), quando tentamos pressionar, notamos que o chão estava muito escorregadio e foi difícil, mas estamos perto e teremos uma corrida com muitas voltas —analisou Verstappen.
A largada do Grande Prêmio do México de Fórmula 1 está programada para as 17h (horário de Brasília) de domingo. A prova terá 71 voltas.
Grid de largada do Grande Prêmio do México de Fórmula 1
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri-Red Bull)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo-Ferrari )
- Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo-Ferrari )
- Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
- Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
- Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)
- Estéban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
- Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
- Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes)
* AFP