A temporada 2023 da Fórmula 1 já tem seus campeões definidos com antecedência. Entretanto, ainda restam cinco etapas, com provas importantes no calendário, e pilotos que precisam de bons desempenhos para permanecerem no próximo ano.
O holandês Max Verstappen conquistou o tricampeonato mundial na última etapa conquistada no Catar, enquanto a Red Bull havia conquistado o hexa entre os construtores no GP do Japão. Com isso definido, agora as disputas são pelos vice-campeonatos.
Sergio Pérez é o atual segundo colocado entre os pilotos e precisa garantir essa posição até o final da temporada para permanecer em 2024. O mexicano está 30 pontos a frente de Lewis Hamilton e tem vantagem de 41 para Fernando Alonso.
Entre as equipes, a briga pelo vice envolve quatro escuderias. A Mercedes é a segunda colocada com 326 pontos, 28 a mais que a Ferrari. A Aston Martin e a McLaren correm por fora, mas a segunda equipe cresceu na segunda metade da temporada e vem conquistando mais pontos do que as adversárias.
Definições para o grid de 2024
Praticamente todas as vagas para a próxima temporada estão preenchidas. Apenas a Williams não confirmou seu segundo piloto para 2024. Logan Sargeant, dos Estados Unidos, está ameaçado por não desempenhar bem e dar prejuízo para a equipe por conta de batidas em praticamente todas as etapas.
O norte-americano ainda não conquistou nenhum ponto, ao passo que seu companheiro Alexander Albon já soma 23. A Williams já disse que tomará uma decisão apenas ao final do campeonato e que Sargeant precisa cumprir algumas metas (não divulgadas) para permanecer em 2024.
Checo Pérez — apesar de ter contrato com a Red Bull para o próximo ano — também está ameaçado e precisa mostrar resultado nas etapas que ainda restam. Conquistando o vice, o mexicano permanece. Perdendo para Hamilton ou Alonso, Pérez sai e Daniel Ricciardo assume, conforme foi noticiado durante a semana.
Corrida inédita em Las Vegas e GP do Brasil
Nos próximos três finais de semana, a F1 vai estar presente em circuitos diferentes. No dia 24 de outubro, a corrida vai acontecer em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Depois, no dia 29 será a vez do GP do México.
Para finalizar a sequência, a Fórmula 1 chega em Interlagos, São Paulo, para o GP do Brasil de 2023. As atividades vão ocorrer dos dias 3 a 5 de novembro e é uma etapa que sempre rende boas corridas. No ano passado, em uma das poucas provas em que a Red Bull e Verstappen não venceram, o ganhador foi o inglês George Russell, da Mercedes, que conquistou sua primeira vitória na categoria.
Após a corrida no Brasil, a F1 vai para um lugar inédito. Dia 19 de novembro vai ocorrer o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos. Uma etapa bastante aguardada na temporada por ser mais um circuito de rua e em uma cidade que promete diversas atrações para os pilotos e fãs da categoria. Por fim, o campeonato acaba em Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina, dia 26 de novembro.