A Corrida do Milhão da Stock Car terá um “intruso” na pole position. Único piloto convidado para a prova milionária, Lucas Di Grassi aproveitou a experiência adquirida com a disputa da temporada no ano passado e superou todo mundo no treino de classificação deste sábado (24), em Interlagos. A bordo do carro #1 da Eurofarma, o campeão mundial de Fórmula-E em 2017 terá ao seu lado no grid Ricardo Maurício, também da Eurofarma, vice-líder no campeonato. Thiago Camilo, em quinto na temporada, parte em terceiro, enquanto Daniel Serra, atual bicampeão e na ponta da tabela, parte em quarto, completando a segunda fila.
Com grupos divididos pelas colocações no campeonato, o Q1 não teve surpresas. Dos 15 primeiros colocados, que integraram a primeira turma na pista, apenas Diego Nunes não avançou à segunda parte do treino. Também por conta de um problema com Átila Abreu, que viu seu motor quebrar e espalhar muito óleo na pista, complicando a vida de quem ainda buscava tempo.
Quem roubou um lugar no Q2 foi justamente Di Grassi. Líder do último treino antes da classificação, Gaetano di Mauro ficou em 17º e quase passou adiante, mas ficou pelo caminho. Assim como Cesar Ramos: o gaúcho da Blau larga da 23ª colocação neste domingo.
O Q2 teve drama até o fim. Di Grassi mostrou ótima forma e foi o mais rápido, seguido por Maurício, Serra e Casagrande. Camilo, que vinha em 13º, acertou sua última tentativa e subiu para quinto. Bruno Baptista passou com a sexta posição para o Q3. Felipe Fraga, que havia liderado a primeira parte da classificação, vai largar em nono, enquanto Rubens Barrichello parte em 11º, logo à frente de Júlio Campos.
Quem pode ter se dado bem é Ricardo Zonta. Ele ficou com o sétimo lugar no grid, mas a mudança no treino de classificação para a Corrida do Milhão tem boas chances de beneficiar o paranaense do carro 10 da Shell. Isso porque os seis primeiros terão de largar com o combustível e os pneus usados na parte final da sessão, enquanto Zonta vai partir com pneus em melhores condições e tanque mais cheio, o que pode beneficiar a estratégia no domingo.
Com tudo isso, o renovado Q3 viu Lucas Di Grassi, Ricardo Maurício e Thiago Camilo passando adiante para, finalmente, disputarem a pole. Assim, Daniel Serra larga em quarto, com Gabriel Casagrande em quinto, e Bruno Baptista em sexto. O Q4 teve repetição dos resultados da etapa anterior — e confirmou Di Grassi, com 1min36s704, como o primeiro colocado no grid para a Corrida do Milhão.
A prova mais valiosa da temporada da Stock Car será realizada neste domingo (25). A largada está prevista para as 11h30min, com transmissão da RBS TV.
*O repórter viajou a convite da Stock Car