A chuva foi protagonista do sábado (6) da Stock Car no Velopark. Com a pista de Nova Santa Rita molhada, quem levou a melhor foi Thiago Camilo: o piloto do carro 21 da Ipiranga Racing marcou o melhor tempo no treino de classificação e conquistou a pole position para a corrida 500 da história da categoria, que abre sua temporada de 40 anos neste domingo (7).
O treino foi relativamente sem surpresas no circuito gaúcho. Como os dois grupos foram divididos com base nas colocações do ano passado, a primeira turma que foi à pista no Q1 contava com os nomes mais fortes, em teoria, do campeonato. O que se confirmou na tabela de tempos.
Apenas o novato Gaetano di Mauro, da segunda equipe da Shell, se intrometeu entre os 15 classificados para o Q2. E fez isso em grande estilo, tirando o vice-campeão Felipe Fraga da segunda parte do treino — o piloto do carro 88 da Cimed Racing vai largar em 16º. Na frente, Daniel Serra, que na sexta-feira (5) teve desempenho discreto nos treinos livres, foi o mais rápido, à frente de Thiago Camilo e do gaúcho Cesar Ramos.
A garoa que caiu insistentemente durante o início da tarde aumentou no início da segunda parte — e causou problemas para Átila Abreu. O piloto da Shell V-Power perdeu o controle do carro 51 e acertou a barreira de pneus, provocando a interrupção do treino. Como a batida foi forte e frontal, a equipe médica foi acionada para retirar o piloto. Ele foi levado ao hospital para uma ressonância magnética, mas passa bem e estará na prova deste domingo.
A paralisação prejudicou quem ainda não havia marcado tempo até a bandeira vermelha. No período em que o treino parou, a chuva aumentou ainda mais. Os 15 pilotos precisaram ir para a pista todos ao mesmo tempo, já que havia apenas quatro minutos até o fim do Q2.
Avançaram para a disputa pela pole Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Marcos Gomes — a bordo da KTF Sports, equipe que faz sua estreia na Stock Car no Velopark —, Camilo, Serra e Di Mauro, a grande surpresa do sábado. Cesar Ramos vai largar em 10º com o carro 30 da Blau Motorsport.
No Q3, Thiago Camilo mostrou que está pronto para deixar o inconstante 2018 para trás. Vice-campeão em 2017, o piloto levou o carro 21 à pole position com uma volta perfeita debaixo de muita chuva. Ele anotou 1min03s099, quase três décimos mais rápido do que Serra, que o acompanha na primeira fila. Barrichello e Nelsinho, colegas de time na Full Time Sports, vêm na sequência, e Marcos Gomes e Di Mauro fecharam o top 6.
A temporada 2019 da Stock Car começa neste domingo, às 11h, com a corrida 500 da sua história. A prova no Velopark terá transmissão do SporTV 2, com flashes durante a programação na RBS TV.