Acabaram as férias. A partir desta sexta-feira (5), os motores da maior categoria de automobilismo do Brasil voltam a roncar pelo país. O Velopark recebe a primeira etapa da temporada 2019 da Stock Car, que vive um ano especial com um evento histórico já na sua largada: a 500ª prova no seu aniversário de 40 anos. E a meta geral é uma só: tentar encerrar o período de domínio de Daniel Serra e da Eurofarma RC, bicampeões em 2017 e 2018.
A Stock Car que começa hoje com os treinos livres, em três sessões a partir das 10h, é bem diferente daquela que desbravou os circuitos brasileiros em 1979. No dia 22 de abril daquele ano, o circuito de Tarumã foi o palco de estreia do campeonato organizado pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet.
A inspiração era na Nascar norte-americana, com a mesma proposta: usar carros de rua — no caso, Opalas — modificados em um regulamento que permitia aos preparadores buscar o máximo de potência nos motores. Affonso Giaffone faturou as duas provas da rodada dupla no templo localizado em Viamão — que estava programado para receber a corrida deste domingo (7), mas não foi liberado por conta das obras pedidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ainda não executadas. Com isso, o autódromo de Nova Santa Rita ficou com a prova histórica — e Tarumã corre contra o tempo para ficar pronto até novembro, para a 10ª das 12 etapas de 2019.
De lá para cá, os velhos Opalas foram trocados por Omegas e, depois, por protótipos com motor V8, inspirados em carros da Chevrolet, da Peugeot, da Mitsubishi e da Volkswagen. Desde 2017, apenas a Chevrolet patrocina a categoria, e as equipes usam a "bolha" do Cruze sobre o mesmo chassi, com câmbio, motores e pneus iguais para todos.
Na pista, as principais mudanças da Stock Car para esta temporada estão na dança das cadeiras nas equipes. Dos 28 pilotos confirmados para este final de semana, oito trocaram de casa — e ainda há dois estreantes. Na campeã Eurofarma RC, Ricardo Maurício, dono de dois títulos, está de volta e será o companheiro de Serra após um ano complicado na Full Time. A Cimed Racing conta agora com uma equipe principal e uma de apoio, com Cacá Bueno e Felipe Fraga mantidos como grandes nomes. A empresa ainda patrocina o estreante Marcel Coletta, que, aos 17 anos, será o piloto mais jovem da história, pela Crown Racing.
Vai ser uma temporada de crescimento, e os resultados serão melhores, tenho convicção
CESAR RAMOS
Piloto gaúcho na Stock Car
A Shell também terá duas escuderias, com quatro carros: os titulares Ricardo Zonta e Átila Abreu e as novidades Galid Osman e Gaetano Di Mauro, que fará sua primeira temporada completa. Outro time novato é a KTF Sports, que terá Marcos Gomes, campeão de 2015, e Diego Nunes como dupla.
Apenas um gaúcho
Enquanto os times aproveitavam a quinta-feira (4) preparavam sua estrutura para o final de semana, os pilotos aproveitavam para fazer eventos de marketing e beneficentes. O gaúcho Cesar Ramos e Allam Khodair, da Blau, estiveram no Hospital Criança Conceição, na Capital, para visitar os pequenos atendidos pelo Instituto de Câncer Infantil.
Apesar da tradição e do prestígio junto à Stock, com três provas no Estado — além de Velopark e Tarumã, Santa Cruz do Sul será palco da quinta etapa, em julho —, o Rio Grande do Sul perdeu espaço entre os pilotos. Apenas Cesar Ramos tem participação garantida para todo o ano. Gabriel Robe, que tinha se acertado com a Mico's, teve problemas com os patrocinadores e segue na Stock Light, que conquistou em 2017. Vitor Genz, presença firme nos últimos campeonatos, ainda busca um cockpit.
Ramos lamentou o fato de ser o único representante do Estado.
— É uma responsabilidade. Fico contente de ter "sobrevivido", pois não depende só da gente. Tenho amizade muito grande com o Robe e com o Vitor Genz e o Márcio Campos (que correu na Stock em 2017). São pilotos muito bons, mas o esporte é competitivo também fora das pistas. Vou buscar ainda mais meu grande sonho, que é vencer em casa — disse o piloto.
Dono de um pódio na carreira, o gaúcho espera por um campeonato mais consistente em 2019, em seu terceiro ano pela Blau.
— Qualificamos nossa equipe. Vai ser uma temporada de crescimento, e os resultados serão melhores, tenho convicção — completou.
Programação
Sexta-feira (5)
10h — Primeiro treino extra
13h — Segundo treino extra
16h — Primeiro treino livre
Sábado (6)
8h30min — Segundo treino livre
13h — Classificação
Domingo (7)
9h — Visitação aos boxes
11h — Corrida
EQUIPES E PILOTOS
- Eurofarma RC
29 — Daniel Serra
90 — Ricardo Maurício - RCM
44 — Bruno Baptista
65 — Max Wilson - Cimed Racing
0 — Cacá Bueno
88 — Felipe Fraga - Crown Racing
83 — Gabriel Casagrande
177 — Marcel Coletta (estreante) - Shell V-Power
10 — Ricardo Zonta
51 — Átila Abreu - Shell Helix Ultra
11 — Gaetano Di Mauro
28 — Galid Osman - Full Time Sports
33 — Nelsinho Piquet
111 — Rubens Barrichello - Prati-Donaduzzi Racing
4 — Julio Campos
77 — Valdeno Brito - Blau Motorsport
18 — Allam Khodair
30 — Cesar Ramos - Ipiranga Racing
3 — Bia Figueiredo
21 — Thiago Camilo - Cavaleiro Sports
5 — Denis Navarro
110 — Felipe Lapenna - Hot Car Competições
8 — Rafael Suzuki
143 — Pedro Cardoso (estreante) - Vogel Motorsport
9 — Guga Lima
12 — Lucas Foresti - KTF Sports
70 — Diego Nunes
80 — Marcos Gomes
CALENDÁRIO
- Domingo — Velopark
- 5/5 — Velo Città
- 19/5 — Goiânia
- 9/6 — Londrina
- 21/7 — Santa Cruz do Sul
- 11/8 — Campo Grande
- 25/8 — Corrida do Milhão, em Interlagos
- 15/9 — Curitiba
- 20/10 — Cascavel
- 10/11 — Tarumã
- 24/11 — Goiânia
- 15/12 — Interlagos