Felipe Fraga está muito vivo na briga pelo bicampeonato com Daniel Serra. O campeão de 2016, mais jovem piloto a faturar o título na história da Stock Car, venceu a corrida 1 da nona etapa da temporada, neste domingo (23), no Velo Città.
Contando com a sorte e com muita competência, o piloto da Cimed Racing levou o carro 88 ao triunfo e encostou de vez no rival da Eurofarma RC, que chegou em segundo. Cacá Bueno, consistente e discreto, ficou em terceiro e completou o pódio.
Apesar da vitória, a largada não foi das melhores para o vencedor. Fraga perdeu a segunda posição para Gabriel Casagrande, e Daniel Serra passou Cacá Bueno para perseguir o vice-líder do campeonato. Mais atrás, tanto Cesar Ramos quanto Vitor Genz tiveram toques e rodaram, caindo para o fim do pelotão.
Na oitava volta, Marcos Gomes — que mantinha com tranquilidade a ponta da prova depois de largar na frente, mesmo que Casagrande estivesse na pressão — recebeu uma péssima notícia: sua luz de freio não funcionava, o que obrigou a direção de prova a advertí-lo para ir aos boxes resolver o problema. Ele fez a parada na 10ª volta, e Gabriel assumiu a liderança, mais de um segundo à frente de Fraga. Marcos abandonou.
Mas Casagrande foi traído pela própria equipe Vogel na hora dos pit stops obrigatórios: ele entrou nos boxes ainda na ponta, mas Fraga passou à frente ao fazer a parada mais rápido. Pior: os mecânicos não apertaram bem a roda traseira direita, que escapou do carro assim que ele acelerou. Felipe, assim, conquistou a primeira posição e viu Serra, seu principal rival pelo título e líder do campeonato, ficar em segundo, a quase quatro segundos de distância.
Na 26ª volta, uma disputa pela 13ª posição quase causou um acidente. Bruno Baptista foi para cima de Rubens Barrichello e conseguiu passar, mas acabou rodando na tangência da curva e perdeu diversas posições.
À frente, Felipe Fraga abriu a última volta e completou o traçado com muita categoria para vencer pela terceira vez no ano e encostar ainda mais em Serra, segundo colocado na prova, na briga pelo título. Daniel agora soma 217 pontos, contra 209 de Felipe. Os dois voltam à pista em seguida, na corrida 2 no Velo Città, a partir das 14h05min.
*O repórter viajou a convite da Stock Car