Felipe Fraga não deixou ninguém sonhar com a chance de conquistar a pole position para a primeira prova da etapa de Cascavel, a oitava da temporada 2018 da Stock Car. O piloto do carro 88 da Cimed Racing dominou as duas primeiras partes do treino de classificação e, no Q3, fez uma volta perfeita neste sábado (8) para superar Lucas Di Grassi e largar da primeira posição no domingo. Terceiro colocado no campeonato, ele contou ainda com a sorte de ver Daniel Serra conseguir apenas o sétimo tempo na sessão que definiu o grid de largada.
Último piloto a ir para a pista na superpole, Fraga precisava superar a ótima volta conquistada por Di Grassi, que anotou 1min01s472 na sua chance com o carro 11 da Hero Motorsport. Mas o campeão de 2016 acertou todos os setores e, com 1min01s413, anotou o melhor tempo. Mesmo sem esperar por isso:
— Ouvi a volta do Di Grassi no rádio e pensei "caramba, não vai dar". Não fui muito confiante, mas o carro estava perfeito. Parabéns à Cimed Racing, que colcou três carros no Q3. Vamos ver se tiramos mais um pouco do líder. Estamos evoluindo — comemorou Fraga.
Ele teve a companhia de dois dos seus colegas de equipe no top 6. Marcos Gomes, com o carro 80, larga em terceiro, e Cacá Bueno, a bordo do carro 0, ficou com o sexto tempo. Entre eles, Júlio Campos, quarto com o #4 da Prati-Donaduzzi, e Thiago Camilo, quinto com o #21 da Ipiranga Racing.
Serra precisou superar um senhor problema para conquistar o sétimo tempo. Mais cedo neste sábado, ele escapou da pista e bateu forte na curva do Bacião, a mais rápida da Stock Car. A Eurofarma RC teve apenas uma hora e meia para reconstruir o carro 29 do líder do campeonato. Por isso, o saldo foi positivo, de acordo com o paulista:
— Tenho de dar os parabéns para a equipe. O pessoal deixou o carro pronto cinco minutos antes de entrarmos na pista, e estava tudo perfeito, funcionado bem. Depois de tudo que aconteceu, largar em sétimo, só tenho de agradecer e esperar pela corrida.
Quem teve problemas foi o companheiro de equipe de Daniel. Max Wilson, vice-líder do campeonato com o carro 65, rodou ainda no Q1 e não conseguiu anotar uma boa volta, o que o deixou em último no grid para a corrida 1 deste domingo. Os gaúchos também ficaram pela primeira parte do treino: Cesar Ramos, que não andou nos treinos livres após sofrer uma quebra e bater no muro na primeira sessão de sexta-feira (7), vai largar em 19º com o carro 30 da Blau Motorsport. Ao seu lado, Vitor Genz, vencedor em Cascavel no ano passado, parte em 20º na 10ª fila com o #46 da Eisenbahn Racing.
As duas corridas de Cascavel serão realizadas neste domingo (9). A prova 1 começa às 12h, e a segunda bateria tem largada programada para as 13h05min. Ambas contam com transmissão do SporTV 2.
*O repórter viajou a convite da Stock Car