O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, líder do Mundial de Fórmula-1, conquistou a pole position do Grande Prêmio do Azerbaijão, no circuito urbano de Baku, neste sábado (28).
Vettel, que conseguiu a terceira pole consecutiva, sairá na frente do atual campeão, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, e do finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes. No domingo (29), a corrida terá largada às 9h, no horário de Brasília.
Na quarta e quinta colocações saem a dupla da Red Bull, com o australiano Daniel Ricciardo e o holandês Max Verstappen, respectivamente, na frente do finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) e do francês Esteban Ocon (Force India).
— Sentia que o carro estava bem, continuou melhorando na medida em que as qualificações iam avançando. Sabia que podia chegar a dar uma volta — declarou o tetracampeão do mundo.
Com tempo de 1 minuto, 41 segundos e 498 milésimos, Vettel superou Hamilton por 179 milésimos para conquistar a 53ª pole position da carreira.
— Acho que vai ser uma corrida intensa. Aqui tudo pode acontecer — previu Vettel.
O rival britânico não parecia decepcionado ao sair de seu carro. "Está bem estar de volta à primeira fila", indicou Hamilton.
— A Ferrari foi tão dominadora na velocidade das duas primeiras corridas que sabíamos que iriam ser muito rápidos aqui — afirmou.
— Estar perto deles é um ponto positivo, e o fato de Valterri estar justamente atrás de mim é algo bom para a corrida —indicou o piloto de 33 anos.
A "Flechas Prateadas", que deverão adotar duas estratégias diferentes na corrida para tentar superar Vettel durante as trocas de pneus, deverão desconfiar da largada dos carros da Red Bull, já que as diferenças entre ambos são mínimas.
O grid de largada do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, após treino de classificação realizado neste sábado:
1ª fila:
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
2ª fila:
Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
3ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull-Renault)
Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
4ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes)
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
5ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/Renault)
Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)
6ª fila:
Sergey Sirotkin (RUS/Williams-Mercedes)
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Renault)
7ª fila:
Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari)
Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
8ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Renault)
9ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
10ª fila:
Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Honda)
Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)