A primeira prova da etapa do Velopark da Stock Car teve um dono indiscutível: Cacá Bueno. O pentacampeão largou da pole-position, manteve a dianteira o tempo inteiro e segurou Ricardo Zonta em uma ótima briga no fim para vencer a bateria principal deste domingo (22), em Nova Santa Rita. Um triunfo importante para a carreira do veterano, que recebeu a bandeira quadriculada na frente pela 36ª vez na carreira, a primeira vez desde 2016 — e pela primeira vez na Cimed Racing, equipe que defende desde o ano passado. Zonta, da Shell V-Power, e Júlio Campos, da Prati-Donaduzzi, completaram o pódio.
A expectativa é sempre de uma prova confusa no Velopark, o menor circuito do calendário da Stock Car. Mas não foi o que se viu na corrida. Depois de uma largada limpa, os pilotos se mantiveram nos seus pelotões, sem grandes problemas, com Cacá Bueno à frente do companheiro de equipe Lucas Foresti e de Allam Khodair, que perdeu a segunda posição ainda na primeira volta.
A maior parte das disputas esteve no meio do grid, com uma turma grande, liderada por Gabriel Casagrande, Marcos Gomes, Daniel Serra e Vitor Genz, que aproveitaram os abandonos de Rubens Barrichello (que ainda voltou à pista nas últimas voltas) e de Átila Abreu para ganhar posições.
A única bandeira amarela, pouco para os padrões do Velopark, veio em um momento inesperado: Lucas Di Grassi, em terceiro na briga pelo campeonato, sofreu uma quebra em plena reta de largada e acertou o muro, o que provocou a entrada do safety-car. As posições só mudaram após os pit-stops obrigatórios: Foresti, que vinha com um grande desempenho em segundo, teve problemas na sua troca de pneus e voltou às pistas em terceiro, caindo depois para sexto.
Quem se deu bem com isso foi Ricardo Zonta. O ex-piloto da Fórmula-1 levou o carro 10 da Shell V-Power ao segundo lugar, à frente de Júlio Campos (Prati-Donaduzzi) e Felipe Fraga (Cimed Racing), e deu um calor em Cacá. A diferença entre os dois foi caindo nas últimas voltas, e Zonta encostou – literalmente – no líder na última curva, mas o dono do carro 0 manteve a dianteira e fez a festa em Nova Santa Rita.
Com o grid invertido para a segunda corrida, Allam Khodair, da Blau Motorsport, vai largar em primeiro após completar a bateria em 10º. Marcos Gomes (Cimed Racing), Daniel Serra (Eurofarma RC) e Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) completam as duas primeiras filas.