Nem a chuva, nem a pista molhada. Nada foi capaz de parar Cacá Bueno na tarde deste sábado (21) no Velopark, em Nova Santa Rita. O piloto da Cimed Racing é o pole position da terceira etapa da temporada da Stock Car e conquista números importantes: sua 33ª pole da carreira — o segundo maior da história, somente atrás de Ingo Hoffmann, que tem 61 —, a sexta pole position no Velopark — lidera a estatística no traçado gaúcho —, e a primeira defendendo as cores da Cimed Racing.
— Dá um gosto especial porque tivemos um ano difícil em 2017, e a equipe tem trabalhado muito para reverter este quadro. Ainda não é nada, tem amanhã com as corridas. Mas estamos voltando a ser competitivos, estamos chegando lá. O carro está cada vez melhor e especialmente na chuva ele tem se portado muito bem — falou o pentacampeão.
Allam Khodair colocou o carro da Blau Motorsport na segunda posição do grid, seguido de Lucas Foresti, Valdeno Brito, Ricardo Zonta e Átila Abreu. Julio Campos, Felipe Lapenna, Denis Navarro e Sérgio Jimenez fecharam os dez primeiros de uma sessão que durou bem mais do que a hora programada.
A chuva veio com força já no início do classificatório da Stock Car no Velopark, às 13 horas, obrigando a direção de prova a interromper a sessão logo após o começo do Q2 por causa da quantidade de água acumulada pelos 2,2 quilômetros do traçado gaúcho. A interrupção durou cerca de duas horas.
— Era o que tinha de ser. A CBA agiu bem desta vez. Comemorei esta pole mais do que as minhas 20 últimas, mas desta vez ela tem um significado, o de estarmos reencontrando o caminho, e é importante voltar a ser protagonista. Quando isso acontece, a equipe se enche de confiança e as coisas acontecem melhor. Hoje valeu muito para nós como equipe, independente do resultado de amanhã, estaremos muito fortes na temporada — afirmou Cacá.
Os pilotos do primeiro grupo foram à pista com a chuva já caindo. Situação que colocou Cacá com o primeiro tempo, Valdeno Brito em segundo e Lucas Foresti em terceiro. Com a chuva cada vez mais forte, os dois pilotos gaúchos ficaram de fora do Q2. Tanto Vitor Genz quanto Cesar Ramos estavam no segundo grupo que foi à pista, com as piores condições climáticas, e não passaram de fase. Genz vai largar em 17º com o carro 46 da Eisenbahn Racing, enquanto Ramos, com o 30 da Blau Motorsport, parte de 19º.
Assim como ambos, outros nomes cotados a brigar pelas primeiras posições ficaram pelo caminho. Max Wilson, Lucas Di Grassi e Gabriel Casagrande, que vêm na parte de cima da tabela do campeonato, largarão atrás do 20º lugar. Wilson, aliás, fez duras críticas à organização da prova por conta do problema.
— É algo muito ruim quando não se compete em condições de igualdade. A pista estava muito mais lenta para um grupo do que para outro, e 50% do grid não teve a chance de brigar pelas primeiras posições. É algo que tem de ser revisto no regulamento — disse o campeão de 2010.
— É uma falha absurda no regulamento, que praticamente acaba com o final de semana. A pista estava impraticável. É um absurdo completo, atrapalha o final de semana — lamentou Di Grassi.
O Q2 chegou a começar, mas durou pouco. Com a batida de Sérgio Jimenez na saída da primeira curva, a direção de prova novamente interrompeu a sessão com bandeira vermelha até que a pista tivesse condições para que a classificação fosse retomada. Os comissários desportivos e o diretor de prova fizeram seguidas avaliações para que a pista fosse liberada até a tomada da decisão pela abertura dos boxes.
A espera terminou exatamente às 15h40min, quando o Q2 foi retomado para seis minutos de disputa visando a definição dos seis pilotos a se classificarem ao Q3. Cacá Bueno, novamente, marcou a melhor volta, e foi à parte final da tomada de tempos junto de Allam Khodair, Lucas Foresti, Átila Abreu, Valdeno Brito e Ricardo Zonta.
Na disputa pela pole, Khodair parecia destinado a ficar com a melhor posição no grid, mas Cacá respondeu com o tempo de 1min02s888, cinco décimos mais rápido do que o piloto do carro 18 — e a primeira vez na temporada em que o mesmo piloto dominou as três fases do treino de classificação.
— Nosso carro rendeu muito bem na pista molhada e estou muito feliz por fazer essa pole. A equipe está começando muito bem a temporada e vamos lutar pela vitória. O classificatório foi um pouco confuso, com muita chuva, mas o resultado da pole acaba sendo justo, já que lideramos as três etapas do treino — concluiu Cacá.
As corridas no Velopark têm as largadas programadas para as 12h25min e 13h35min deste domingo (22), ambas com transmissão ao vivo do SporTV 2.