A partir do ano que vem, a Stock Car terá novidades nas suas categorias de acesso. A direção da Vicar anunciou, no sábado (18), o retorno da Stock Light. Disputada entre 1993 e 2009, a série volta com a chancela oficial e a promessa de prêmios para os pilotos que se destacarem.
A Light chegará para substituir o Brasileiro de Turismo, categoria que servia como porta de acesso para a Stock nas últimas temporadas. O conjunto, inclusive, será o mesmo utilizado atualmente, com motores V8 com menor potência em relação à série principal, apenas com diferença nas bolhas que representam os carros: ainda não foi confirmado, mas o modelo deve ser o mesmo Chevrolet Cruze utilizado na Stock.
De acordo com Rodrigo Mathias, diretor-geral da Vicar – empresa que promove a Stock Car –, a Light servirá como principal caminho para os jovens que desejam chegar ao ápice do automobilismo brasileiro.
– A Stock Light vem para ser a principal fonte de talentos para a Stock Car e, mais do que isso, será um requisito para jovens pilotos que desejam ingressar na categoria – explicou Mathias.
Como principal atração para os pilotos, a Stock Light terá como prêmio ao campeão o subsídio dos custos de inscrição, pneus e aluguel de motores para a Stock Car no ano seguinte, através de uma parceria com a Pirelli e a JL. Além disso, o melhor estreante da temporada terá os mesmos custos cobertos na Light no seu segundo ano, para buscar a taça da categoria.
O regulamento será parecido com o da Stock, com rodadas duplas, obrigatoriedade do pit-stop e uso do botão de ultrapassagem. Serão oito etapas, com sete rodadas normais e a prova decisiva, disputada em bateria única e com pontuação dobrada.