A temporada de estreia de Matheus Leist na Indy Lights será encerrada neste domingo (3) no Autódromo de Watkins Glen, histórico circuito que já recebeu provas da Fórmula-1 e atualmente abriga a Indy e sua categoria de acesso. O piloto gaúcho, de 18, anos nunca competiu na pista norte-americana e – afirma que será um dos maiores desafios de sua carreira pilotar no segundo traçado mais extenso da temporada, com aproximadamente 5,4 quilômetros de extensão.
– Ainda não conheci pessoalmente o circuito, mas pelos vídeos que analisei ele é bastante desafiador e de alta velocidade, bem "old school" mesmo. É um tipo de pista que eu gosto, e que lembra mais os traçados europeus, onde tive minha formação como piloto. Nesse final de semana nós teremos dois treinos livres, então a expectativa é de que possamos desenvolver bem o carro para a classificação e assim largamos entre os primeiros – diz Leist, campeão da F-3 Inglesa em 2016.
Leia mais:
Sem vaga garantida na F-1 para 2018, Massa afirma que Fórmula E é próximo passo
Vettel é só elogios para Ferrari: "Continuar foi uma decisão fácil"
Bottas diz que ainda pensa na disputa do título mundial
Após chegar da Europa para disputar a Indy Lights em 2017, o piloto nascido em Novo Hamburgo apareceu como o principal nome entre os estreantes na temporada da categoria. Sua maior conquista neste ano veio em Indianápolis, na preliminar das 500 Milhas, quando venceu as 100 Milhas de Indy de ponta a ponta. O piloto da Carlin também venceu no misto de Road America e no oval de Iowa.
Por conta do seu ótimo início na categoria, Leist recebeu o convite da equipe Andretti para testar o carro da Indy e foi o mais rápido entre os novatos na pista de Road America. Agora, o gaúcho quer fechar o ano com mais um bom resultado e tem possibilidades de terminar a temporada como melhor estreante na pontuação.
– Nosso desempenho foi muito bom nas primeiras 10 corridas do ano, mas nas últimas cinco acabamos tendo problemas diferentes, que nos tiraram da disputa pelo título. Mesmo assim, estou feliz com essa possibilidade de andar sempre entre os primeiros e quero encerrar a temporada com mais uma vitória – diz Leist, atualmente quarto colocado.
Os treinos em Watkins Glen começam nesta sexta-feira, a partir das 17h25 (horário de Brasília). No sábado, acontece o segundo treino livre às 9h45 e o classificatório será no mesmo dia, às 15h15. A corrida única terá largada no domingo às 11h55.