Para ainda tentar lutar por mais um título mundial do MotoGP, o italiano Valentino Rossi precisa fazer uma boa corrida , neste domingo, no circuito de Mugello.
O problema é que, desde 2009, ele não consegue vencer em casa. E, para piorar, desde então seu principal rival pelo título, o espanhol Jorge Lorenzo, venceu três vezes a prova (2010, 2012 e 2015). Os dois pilotos da Yamaha são os favoritos.
Leia mais:
Ricciardo não garante permanência na Red Bull para 2017
Durante recuperação lenta, Schumacher já é levado ao jardim de sua mansão
Vicente Majó da Maia: duas obras do acaso
Outra dupla formada por um espanhol e um italiano tem motivos de sobra para fazer uma prova especial. Na Ducati, Andrea Iannone corre pela primeira vez desde que foi avisado que não ficará na equipe em 2017 - Lorenzo e Andrea Dovizioso formarão o time. Com Dani Pedrosa, é o oposto: o piloto da Espanha renovou contrato essa semana com a Honda até 2018, para correr ao lado do compatriota Marc Márquez. Outro que resolveu a vida nos últimos dias foi o também espanhol Maverick Viñales, que na próxima temporada deixa a Suzuki para estar na Yamaha, ao lado de Rossi.
No último treino livre, na sexta-feira, Iannone fez o melhor tempo, à frente de Lorenzo e Márquez. A maior surpresa foi o italiano Michelle Pirro, piloto de testes da Ducati que conseguiu um wild card para disputar a prova e ficou á frente de Aleix Espargaró (Suzuki) e Márquez. Com problemas nos freios, Rossi foi apenas o sexto. Mas, na manhã de hoje, tudo pode mudar. Afinal, na sexta-feira os dez primeiros ficaram separados apenas por 774 milésimos de segundo.
Depois de cinco das 18 etapas disputadas, Lorenzo lidera com 90 pontos, cinco a mais que Márquez. Rossi tem 78, e tem chances de terminar o domingo na liderança da competição. Pedrosa aparece a seguir com 53, à frente de Viñales (49).
Na Moto2, o italiano Johann Zarco e o alemão Sandro Cortese fizeram um pega fantástico. No último segundo, Zarco garantiu a pole provisória. Na Moto3, o japonês Hiroki Ono foi o destaque. Mas, se nas motos grandes os pilotos costumam andar muito perto um do outro, nas categorias de motores menos potentes a disputa é ainda ais intensa. O Sport TV transmite o treino classificatório a partir das 7h30min deste sábado e, no domingo, a partir das 6h, é a vez das provas oficiais.
1º Jorge Lorenzo (ESP) Yamaha 90 pontos
2º Marc Márquez (ESP) Honda 85
3º Valentino Rossi (ITA) Yamaha 78
4º Dani Pedrosa (ESP) Honda 53
5º Maverick Viñales (ESP) Suzuki 49
6º Pol Espargaró (ESP) Tech 3 Yamaha 47
*ZHESPORTES