Lewis Hamilton só precisou de um "match point" para confirmar seu terceiro título do Mundial de Pilotos de Fórmula-1. O inglês da McLaren venceu o GP dos Estados Unidos, neste domingo, em Austin, e garantiu o tri na primeira oportunidade na temporada em que teve a chance. Ele superou o companheiro de Mercedes Nico Rosberg e Sebastian Vettel, da Ferrari, seus rivais no campeonato, com uma ultrapassagem na 49ª de 56 voltas e fez a festa após a bandeirada. Hamilton, agora, é tricampeão, assim como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham.
Em um final de semana tumultuado, com cancelamento de treinos e a classificação apenas horas antes da corrida, o GP norte-americano foi bastante movimentado. Debaixo de chuva - bem menos intensa do que no resto do final de semana -, Hamilton passou o pole Rosberg na largada e ficou em boa situação para confirmar o título. Sebastian Vettel, que partiu em 12º, terminou a primeira volta em sétimo e começou a escalar o pelotão.
Enquanto isso, Felipe Massa fez lambança. O brasileiro rodou na primeira curva, envolvido em um incidente com outros carros, e precisou abandonar mais tarde na corrida, com mau desempenho no Texas.
O destaque nas primeiras voltas foi a dupla da Red Bull. Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo passaram Rosberg e foram à briga com o líder. Eles chegaram a ultrapassar Hamilton, até que a direção de prova chamou o safety-car virtual para a limpeza de detritos na pista.
A corrida seguiu seu curso normal na sequência, e Hamilton e Rosberg assumiram as duas primeiras posições. O alemão, após as paradas, ficou na frente, restando 12 voltas para o fim, com Lewis em segundo e Vettel, após grande atuação, em terceiro. Parecia que a decisão do título seguiria para o GP do México - até que, na volta 49, Rosberg errou e permitiu a ultrapassagem de Hamilton.
Foi a senha para a festa. O inglês recebeu a bandeirada em primeiro, chorou no carro e comemorou seu "momento mais especial" pelo rádio. Agora como tricampeão do mundo.
GP dos Estados Unidos, resultado final:
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
5º Sergio Pérez (MEX/Force India)
6º Jenson Button (ING/McLaren)
7º Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
8º Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
9º Felipe Nasr (BRA/Sauber)
10º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
*ZHESPORTES