Realista, o espanhol Fernando Alonso tem noção de suas chances de ser tricampeão mundial no próximo domingo, em Interlagos. Sabe muito bem que, em um final de semana normal, não tem a menor chance de conseguir descontar os 13 pontos que o separam do alemão Sebastian Vettel na tabela. Sua grande chance seria em algum tipo de problema no carro do alemão.
Esta esperança foi realçada na última corrida, em Austin, quando o carro de Mark Webber, companheiro de Vettel na Red Bull, sofreu uma falha no alternador que o fez abandonar a prova. O mesmo problema que causou os dois únicos abandonos do alemão na temporada, nos Grandes Prêmios da Europa e da Itália.
- Nos Estados Unidos, abandonou a Red Bull errada mas, no Brasil, sigo com a esperança de que algo pode acontecer com Vettel e de que podemos ser campeões. A gente vê que sempre acontece alguma coisa com os carros da equipe, perdem água nos treinos livres ou quebra o câmbio. Mas se não acontecer nada e ele vencer a corrida, vou lhe felicitar e ele será campeão de forma merecida - afirmou o espanhol da Ferrari.
Mas a Renault, fornecedora do alternador da Red Bull, já trabalha para minimizar o risco de algo dar errado com o carro de Vettel na decisão. Em Austin, tanto ele quanto Webber usaram um modelo nas mesmas especificações de Monza.
O modelo desenvolvido após aquela corrida, com a solução para as quebras, ainda havia sido pouco testado. No GP dos Estados Unidos, duas equipes que também usam alternadores da Renault correram com o novo modelo: Lotus e Caterham. E os carros de ambas não sofreram nenhum problema. Assim, em Interlagos, a Red Bull também vai usar esta nova especificação, já testada em Austin.