As severas condições climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul no último final de semana, provocando inundações muitos transtornos, também prejudicaram parte dos alunos que planejavam prestar o vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no sábado (18). A instituição anunciou que os inscritos que não compareceram "terão isenção na inscrição do Vestibular Complementar".
A intenção é que afetados pelo temporal que atingiu boa parte do RS, principalmente a serra, na sexta-feira (17) e no sábado (18), possam fazer a segunda prova sem pagar mais uma taxa.
De acordo com a PUCRS, o índice de abstenção se manteve na média dos últimos anos: 14%. As inscrições para o Vestibular Complementar começam no dia 27/11. As vagas ofertadas estarão descritas em edital.
Em nota, a universidade justificou que "por se tratar de um concurso, mesmo com as intercorrências climáticas, foi preciso manter a programação do edital. As equipes de atendimento seguem à disposição pelo contato de WhatsApp (51) 98443-0788 para apoiar candidatos que não puderam comparecer e tenham alguma dúvida".
Dificuldade de chegar ao local de prova
Mais de 70 pontos chegaram a ser bloqueados parcial ou totalmente nas rodovias estaduais e federais do RS. Os bloqueios podem ter impedido muitos vestibulandos de chegar ao local de provas, que, neste ano, voltou a ter aplicação presencial para todos os cursos de graduação.
Ruas de Porto Alegre também foram afetadas pelos transtornos da chuva no sábado. Foram registradas pelo menos oito quedas de árvores, 28 semáforos com algum tipo de falha no funcionamento, uma via com bloqueio total por acúmulo de água e um poste com fios caídos.