Alvorada, na Região Metropolitana, também sofre com as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no fim de semana. O Rio Gravataí transbordou e deixa 25 famílias fora de casa na manhã desta segunda-feira (20). Os bairros Americana, Nova Americana e Sumaré foram atingidos. A ruas Americana, Anita Garibaldi, Itararé, Marques do Pombal, Beira Rio, Porto Rico e Vasco da Gama estão inundadas.
Equipes da prefeitura fizeram plantão nos bairros durante o fim de semana. Conforme o secretário de Assistência Social de Alvorada, Alexandre Lobão, 33 famílias foram removidas de residências nesta segunda-feira (20).
Todas as pessoas foram levadas para casas de familiares, e não há moradores em abrigos públicos até o momento. Equipes da prefeitura de Alvorada auxiliam nos trabalhos de remoção, inclusive com uso de máquinas pesadas para chegarem às áreas mais alagadas. A Secretaria de Assistência Social atua com unidade móvel realizando atendimentos e cadastramentos dos atingidos.
Eldorado do Sul
A chuva intensa da semana passada, sobretudo no final de semana, fez com que o nível do Rio Jacuí, na região de Eldorado do Sul, subisse e invadisse residências. Com isso, moradores tiveram que sair de casa. De acordo com os bombeiros voluntários do município, as localidades mais atingidas são os bairros Chácara, Cidade Verde e Vila da Paz. De acordo com a Defesa Civil municipal, cerca de 1,5 mil pessoas estão fora de casa.
A maioria está sendo encaminhada para um abrigo municipal. Outras pessoas buscam abrigo em casa de familiares e de conhecidos.
Porto Alegre
Por volta das 11h desta segunda-feira (20), o nível do Guaíba já chegava em 3m10cm no Cais Mauá. Como o vento está a favor, a água da chuva não está represando, situação que se reverterá a partir da noite de terça-feira (21), quando a perspectiva é que o Guaíba subirá ainda mais na Capital.
Em setembro deste ano, o Guaíba atingiu 3m18cm, a maior cheia dos últimos 82 anos.