Quem possui interesse em cursar as licenciaturas na modalidade a distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Letras, Matemática e História, conta com um novo prazo de inscrições para concorrer às 770 vagas, distribuídas em 14 polos no Rio Grande do Sul. Os pedidos serão recebidos via internet até 13 de novembro.
O Processo Seletivo consiste em prova de redação em Língua Portuguesa, a ser aplicada também em nova data: 28 de janeiro de 2024, às 9h30min, no município escolhido ou próximo do solicitado pelo candidato. Os locais de prova serão divulgados a partir de 19 de janeiro de 2024.
O edital com os novos prazos está disponível no site da instituição de Ensino Superior.
A Licenciatura em Letras – Espanhol a distância será ofertada em Agudo, Arroio dos Raros, Cruz Alta, Panambi, Picada Café, Quaraí, Santana do Livramento, São Francisco de Paula e Sobradinho, com 30 vagas cada. Com o mesmo número de vagas por polo, a Licenciatura em História a distância abrangerá os municípios de Arroio dos Ratos, Cruz Alta, Picada Café, Quaraí, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul e Sobradinho.
Já a Licenciatura em Matemática EaD será oferecida em Arroio dos Ratos, Cachoeira do Sul, Canguçu, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha e Sobradinho, com 35 vagas por polo, à exceção de Sobradinho, com 40. As três licenciaturas são oferecidas pela UFPel, pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As informações completas sobre o processo seletivo estão disponíveis na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). O Processo Seletivo prevê taxa de inscrição (R$ 60), a ser paga exclusivamente pelo Banco do Brasil, até 26 de setembro de 2023.
Ações Afirmativas
Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sisu, do Ministério da Educação. As cotas são destinadas, em diversas possibilidades de combinação, por renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública e pessoas com deficiência.