As provas de inglês e espanhol do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) têm características semelhantes. Ambas trazem questões baseadas em três textos de diferentes tipos. A partir deles, são abordados os conteúdos de cada língua, além de pedidas questões de interpretação.
Confira os comentários dos professores Fábio Vasques (inglês) e Carlos Castillo (espanhol), do Grupo Unificado.
Inglês: textos densos e questões de gramática
A prova de inglês de 2013 apresentou um nível de dificuldade elevado em comparação à de 2012. Neste ano, a média foi de 11,8833 e, no ano passado, de 14,7199. Segundo o professor Fábio Vasques, do Grupo Unificado, a queda se explica pelo aparecimento de textos mais densos e uma quantidade acima da média de questões de gramática.
- A média geral foi muito mais baixa do que em 2012, mas o desvio padrão se manteve alto. Essa mudança de perfil deve se manter, deixando a média na casa dos 12, o que possibilita aos candidatos bem preparados pontuarem bem - projeta Vasques.
Características
A prova deve continuar apresentando três textos para interpretação - dois artigos e um poema. Podem, ainda, aparecer quadrinhos e textos literários em prosa.
Normalmente, há duas questões de interpretação por texto, que avaliam a compreensão geral e a identificação de informações específicas no texto.
Espanhol: interpretação, vocabulário e gramática
A prova de espanhol da UFRGS costuma trazer três textos, a partir dos quais são cobrados, além da interpretação, gramática e vocabulário. Em geral, são de três tipos: um texto jornalístico, um literário e uma charge ou história em quadrinhos. Em 2013, no entanto, quando a média foi de 11,1290 acertos, o teste trouxe um poema de Mario Benedetti e dois textos jornalísticos, um que falava do calendário maia e outro da emancipação dos jovens espanhóis.
- Das 25 questões, entre 11 e 13 trazem conteúdos gramaticais. A outra metade é de compreensão e vocabulário. Ultimamente, estão priorizando as questões de vocabulário frente às de compreensão - diz o professor Carlos Castillo, do Unificado.
Características
Verbos, pronomes e conjunções compõem 65% das questões de gramática.
O restante é composto por questões de advérbios, acentuação, formação do plural, adjetivos, entre outros.