A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, é imprescindível que o candidato se dedique a relembrar o conteúdo que estudou durante todo o ano. No entanto, é também um momento importante para diminuir o ritmo e encontrar formas alternativas de estudo, que propiciem momentos de relaxamento e que, ao mesmo tempo, possam fixar o aprendizado.
Uma boa sugestão é assistir a curtas conferências que ganharam o mundo virtual por transmitirem "ideias que devem ser espalhadas". São os TEDs: vídeos com duração média de 15 minutos, em que pensadores nas áreas de tecnologia, design e entretenimento expõem ideias que podem mudar atitudes, comunidades e até o mundo.
> Conheça estratégias para aprender com vídeos da internet
> Faça exercício para treinar seus argumentos na redação do Enem
- Essas palestras são interessantes porque trazem ideias bastante cobradas no Enem, como a interdisciplinaridade e os temas de atualidade. E, além de se mostrarem uma forma alternativa de estudo, são capazes de nos mostrar relações entre variados assuntos, as quais não conseguiríamos imaginar sozinhos - afirma Rafael Bassi, professor de história do Grupo Unificado.
Para que você possa aliar seu tempo de estudo com o de descanso, Zero Hora conversou com professores e selecionou três TEDs em temas variados. Aperte o play e aprenda!
Estudo em vídeo
As Atitudes que Acenderam a Primavera Árabe (2012)
A pesquisadora egípcia Dalia Mogahed compartilha informações sobre as atitudes e esperanças populares dos árabes antes da Primavera Árabe, a onda de protestos que se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África a partir de 2010. Dalia levanta as causas da insatisfação dos árabes e destaca o papel da mulher como vetor de mudanças.
Irã e Israel: A Paz é Possível (2013)
O pesquisador iraniano Trista Parsi fala sobre como uma aliança estratégica entre Irã e Israel, improvável no passado, pode significar paz no futuro. Ele relembra momentos históricos entre os dois países do Oriente Médio. Para o professor Rafael Bassi, o vídeo deve ser analisado com olhar crítico, pois, apesar de o palestrante ter origem iraniana, sua formação é ocidental.
A Música e o Ensino de História (2012)
Ramiro Bicca é professor de história na Capital e, no TEDxUnisinos, mostrou como estudar a disciplina a partir de músicas. A didática é apresentada com músicas e explicações sobre o que cada composição tem a dizer sobre o período histórico em que se situa. E o melhor: os candidatos podem procurar por outras músicas para relacionar a outros momentos históricos.