As carreiras técnicas têm atraído cada vez mais brasileiros. Conforme os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram mais de 1,3 milhão de matrículas em cursos técnicos em 2012. Cinco anos antes, o total era de 780,1 mil. No caso dos tecnológicos (presenciais e à distância), foram mais de 870,5 mil matrículas em 2011. Em 2007, foram 509,7 mil inscritos.
Agora, qual é a diferença entre um curso técnico e um tecnológico? Concluir o Ensino Médio é um pré-requisito para as duas modalidades? Existe equivalência a um bacharelado ou licenciatura? Para que criar o Sisutec, se já havia o Pronatec? Considerando o mercado de trabalho, vale mais a pena fazer um curso profissionalizante ou uma graduação?
Confira abaixo algumas dessas respostas.
Entenda as diferenças no Nível Médio
Os cursos técnicos são profissionalizantes em nível Médio e têm como objetivo formar pessoas para o mercado de trabalho. Conheça as opções:
Técnico Integrado
> É oferecido a quem já concluiu o Ensino Fundamental. Ele garante tanto a formação do Ensino Médio quanto a técnica profissional, ou seja, possibilita ao aluno obter duas certificações simultaneamente - do Ensino Médio e do Ensino Técnico. Ao concluir o curso, o aluno estará apto a cursar o Ensino Superior e estará capacitado para exercício profissional na área técnica de sua formação.
Técnico Subsequente
> Esta modalidade destina-se a estudantes que já concluíram o Ensino Médio e desejam adquirir conhecimento técnico, ou seja, profissionalizante.
Técnico Concomitante
> É destinado ao estudante que ainda está cursando o Ensino Médio e deseja complementar sua formação com educação profissional técnica. Neste regime, o aluno faz somente o Ensino Técnico (profissionalizante) no IFRS ou em outra instituição, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio em outra escola.
No Ensino Superior
Cursos Tecnólogos ou Superiores de Tecnologia
> São cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. São abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados neste curso denominam-se "tecnólogos" e são profissionais de nível Superior, especializados em segmentos de uma ou mais áreas profissionais.
Programas do governo
Sisutec
> O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de Ensino Superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pronatec
> O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma modalidade que busca ofertar cursos técnicos e profissionais de nível Médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. O Sisutec é uma das ações do Pronatec, criado para expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica, com a meta de ofertar 8 milhões de vagas até 2014. Desde o lançamento, em 2011, o programa já abriu 4 milhões de vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada.
Fontes: IFRS e MEC
Mais respostas
O que são os IFs?
> Os institutos federais são instituições de educação Superior, Básica e profissional, especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. No Rio Grande do Sul, há campi nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Rio Grande e Sertão. Estão em implantação os campi nos municípios de Viamão, Alvorada, Rolante e Vacaria.
Quais cursos são considerados de graduação?
> Os cursos considerados de graduação são os bacharelados, as licenciaturas e os tecnólogos.
Posso concorrer a uma vaga de nível Superior em concursos públicos com diploma de tecnólogo?
> Sim, a não ser que o concurso solicite especificamente a formação em bacharelado ou em licenciatura.
Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?
> Sim, o diploma de tecnólogo dá direito a fazer especialização, mestrado, doutorado, entre outros.
Quais as vantagens do ensino tecnológico frente aos cursos de graduação tradicionais? Só o tempo de duração?
> A vantagem principal é que as graduações tecnológicas formam profissionais em áreas onde não há outras graduações. Pilotar aeronaves comerciais, por exemplo, é uma atribuição regulamentada apenas para quem tem formação específica para isso. Defender os direitos dos cidadãos, idem. Dessa forma, o tecnólogo em pilotagem e o bacharel em Direito exercem papéis de mesma importância no conjunto profissional brasileiro.
Fonte: MEC