A etapa final do concurso redAÇÃO ZH ocorre na tarde deste sábado no colégio Unificado da rua Alberto Bins. São 200 classificados, dentre os 3,2 mil inscritos na primeira etapa, que deverão compor uma nova dissertação, aos moldes da prova de redação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre um tema a ser apresentado no horário da prova.
Estudante do 3º ano do Instituto Pallotti, em Porto Alegre, Richard Rocca, 16 anos, disse ter se preparado ontem para o concurso.
- Olhei os textos vencedores do ano passado, fiz pesquisas de vocabulário e conferi temas da atualidade que podem cair - afirmou.
Viviane Forcellini Domingues, professora de português, redação e literatura da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim, veio a Porto Alegre acompanhar nove alunos que se classificaram, segundo ela, devido ao trabalho desenvolvido na escola, com foco na redação.
- Estabelecemos assuntos, fazemos uma discussão em aula, depois os alunos escrevem e eu corrijo. Quando necessário, eles reescrevem - relata Viviane, que descreve a atividade como um exercício constante de reescrita.
Os candidatos se submetem à prova das 14h às 16h, e os autores dos cinco melhores textos receberão bolsas de estudo no Unificado.
>>> Leia o regulamento do concurso redAção ZH 2013