A faculdade de Ciências Biológicas fascina muitos estudantes, mas gera alguns receios. Por ser um curso amplo - não à toa, se desmembrarmos a palavra biologia teremos o significado "estudo da vida"-, pode trazer muitas dúvidas. Junto com o vestibulando Luiz Eduardo da Silva Machado, que pretende seguir a carreira, o caderno Vestibular conversou com a bióloga Márcia Ferret Renner, pesquisadora da Fundação Zoobotânica do RS. Ao conhecer o universo de trabalho da pesquisadora, auxiliando-a com o manuseio de anfíbios, Luiz Eduardo esclareceu questões em relação ao curso e ao mercado de trabalho.
Confira os principais assuntos discutidos
Como é a faculdade de Ciências Biológicas?
A faculdade tem duração de quatro a cinco anos. Grande parte dos cursos é generalista e abrange todas áreas da biologia, como botânica, zoologia, genética, ecologia, entre outras. Eles preparam profissionais para atuar em diferentes campos, e por isso os cursos são bastante dinâmicos. Os alunos têm possibilidade de sair a campo, e também de fazer pesquisas dentro de laboratórios.
Qual o perfil do aluno de Biologia?
Para Marcia, é fundamental que os estudantes sejam curiosos e entusiasmados, pois a biologia é uma área ampla e complexa. É importante, também, que o aluno goste de estudar e ter contato com a natureza, pois, durante o curso, há saídas de campo e o contato direto com plantas e animais. Além disso, a pesquisadora destaca a importância de o estudante ter espírito de equipe, já que o curso atrai pessoas de diferentes perfis.
Como é a área de atuação da biologia?
A pesquisadora Márcia explica que a profissão de biólogo tem três grandes áreas: meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção. Essas áreas permitem que o profissional possa escolher atuar em diferentes campos. O bacharel em Ciências Biológicas pode trabalhar para empresas no monitoramento ambiental, em laboratórios, em cargos públicos e em hospitais, por exemplo. Além disso, se o estudante escolher a licenciatura, pode dar aula nos ensinos Médio e Fundamental.
Depoimento do vestibulando Luiz Eduardo da Silva Machado
Natural de Porto Alegre, o estudante prestará vestibular pela terceira vez. Aos 19 anos, e após mudar a opção de curso, Luiz Eduardo acredita que desta vez está fazendo a escolha certa.
Eu fiz meu primeiro vestibular logo ao sair do colégio. Não estava muito preparado e acabei não passando nas provas do curso de Jornalismo, que havia me inscrito. No ano passado, fiz curso pré-vestibular, mas, como é um período da vida de muita transição, eu não estava certo da minha escolha, e isso me atrapalhou muito. Este ano, tenho mais certeza das coisas. Sei que quero fazer Biologia porque é a área que mais me fascina, desde pequeno. A conversa com a Márcia me auxiliou bastante, pois eu tinha muito receio com relação à carreira de biólogo. Agora estou mais seguro de que poderei atuar em um campo de estudo de que gosto.