Os estudantes Cristina Tondolo, 21 anos, e Matheus Capra Ecker, 18 anos, visitaram, na semana passada, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS), onde conversaram com o psicólogo Lucio Fernando Garcia, coordenador da área técnica da entidade.
Cogitando cursar Psicologia, os vestibulandos tiraram dúvidas sobre a profissão, Enquanto Cristina manteve-se determinada a seguir a carreira, Matheus ainda pensa em outras possibilidades. Confira as impressões dos participantes:
Cristina Tondolo, 21 anos
Natural de Caxias do Sul, Cristina estuda para o quinto vestibular, mantendo a convicção de buscar uma vaga em Psicologia.
Já dizia Arquimedes: "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". A cada dia que passa, aumenta a minha convicção sobre a carreira de psicóloga. A oportunidade de conversar com o profissional da área serviu como uma alavanca e um ponto de apoio para mover o meu mundo e atingir meu objetivo. Além disso, consegui perceber que é imprescindível adquirir características tais como foco e determinação, seja na passagem dessa etapa (vestibular-faculdade), seja no relacionamento ao longo da carreira com o paciente.
Matheus Capra Ecker, 18 anos
Natural de Ilópolis, no Vale do Taquari, prepara-se para seu segundo vestibular. Já cursou um ano de Letras, mas abandonou a licenciatura para buscar uma nova graduação.
O encontro foi extremamente rico e proveitoso. Passei a conhecer mais detalhadamente a profissão e compreendi o processo que leva para a carreira docente. O papo me levou a pensar que talvez eu não deseje tanto assim seguir como psicólogo e, consequentemente, como professor de Psicologia. Mostrou que talvez eu não tenha exatamente o perfil de um psicólogo e possa pensar em outras áreas, como Economia.