Aplicável a diversas áreas, o Design possibilita ao profissional um vasto campo de atuação. O designer tem processos anteriores à concepção de um produto e mesmo posteriores à sua produção, atuando em uma equipe multidisciplinar. Na área de transportes, por exemplo, projetar um ônibus fica a cargo do engenheiro. O designer idealizaria ergonomicamente os bancos e buscaria materiais para os acabamentos.
- Design e inovação andam de mãos dadas. Não se fala mais em design apenas como disciplina cosmética, voltada exclusivamente à melhoria da aparência de objetos. Hoje há Design Estratégico, Design Thinking, Design Social, Eco-design, Design de Negócios e Design de Serviços - diz o presidente da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), Mário Verdi.
Aprovado em 28 de março pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que regulamenta a profissão de designer será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para votação. Se aprovado novamente, o assunto será apreciado pelo Senado para, finalmente, ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.