Presente em tudo o que tem forma e função, o Design é um campo que atrai a atenção de jovens por sua conexão com o atual, o novo. Inovação, aliás, é uma das grandes metas dos profissionais da área. Porém, apesar das boas perspectivas de futuro, muitos estudantes ainda não têm uma ideia clara a respeito da formação e da atuação dos designers.
Na terceira reportagem da série Por Dentro da Carreira, o caderno Vestibular acompanhou a visita de duas estudantes que, enquanto se preparam para os concursos do fim do ano, cogitam concorrer a uma vaga em um curso de Design.
Natural de Bragança, cidade do Pará, próxima à Linha do Equador, Carina Oliveira mora em Porto Alegre desde 2004. Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares, a jovem de 18 anos, que faz cursinho preparatório para o vestibular, ainda tem dúvidas sobre a carreira que seguirá.
A porto-alegrense de 16 anos Marina Rockett, estudante do 3º ano do Colégio Marista Rosário, da Capital, também cogitava a profissão. As duas jovens, porém, conhecem muito pouco sobre a atuação desse profissional. E o encontro com os professores da ESPM-Sul Carolina Bustos e Fernando Bakos ajudou a esclarecer algumas dessas dúvidas.
- Eu me vejo no Design, mas não sei exatamente o que é... - admitiu Carina durante a conversa.
O que é?
> É o ofício de planejar e projetar soluções, inovações e mesmo novidades com foco no usuário e no ambiente onde ele está inserido. A elaboração de projetos e planejamentos leva em consideração variáveis como produção, impacto ambiental, entre outras. O resultado do trabalho não é necessariamente um produto físico.
Quais são as áreas de atuação?
> O designer pode trabalhar em áreas bastante diversas, como moda, comunicação visual, web, embalagens, arquitetura. O design se aplica a tudo o que tem forma e função.
Em que ambientes o designer trabalha?
> Um designer pode ser funcionário de uma empresa ou indústria, onde atua como membro de uma equipe composta por profissionais de áreas diversas. Dependendo da área, pode trabalhar com engenheiros, publicitários e arquitetos. Outra possibilidade é trabalhar com projetos. Quando uma empresa quer lançar um novo produto, contrata o designer, que, a partir de uma pesquisa, define como será este produto, do material à forma.
Como é a rotina de aulas?
> O estudante de Design tem uma rotina de desenvolvimento de projetos. Trabalhos práticos e em grupo são frequentes. Contudo, o dia a dia não se resume a imaginar produtos e idealizar soluções. Os alunos são incentivados a pesquisar materiais, processos técnicos e de produção, parâmetros ergonômicos, funcionais, estéticos, econômicos e mercadológicos.
Como é o perfil indicado do aluno?
> O estudante precisa saber trabalhar em conjunto. Também é recomendável ter bom conhecimento de línguas, em especial de inglês. Segundo a professora Carolina Bustos, um estudante de Design deve ser um bom observador.
- No design, parte é instinto, parte é gosto, parte é percepção e parte é conhecimento.