O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Fundação Lemann, promove, em abril, a primeira edição do Hackathon de Dados Educacionais - evento que reunirá hackers, programadores e desenvolvedores que passarão 48 horas desenvolvendo softwares, sites, aplicativos de celular, entre outras plataformas, com base em dados do Inep.
O objetivo é que os softwares vencedores do Hackathon possam disseminar informações educacionais, ajudando a mobilizar a sociedade em prol de uma educação pública de qualidade. A realização do Hackathon faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Inep e a Fundação Lemann em 2012, que prevê uma série de iniciativas para disseminar a base de dados produzida pelo órgão federal.
A maratona vai ocorrer dos dias 12 a 14 de abril, em Brasília. Para se inscrever, é preciso apresentar uma proposta de desenvolvimento de softwares que use os dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As inscrições permanecem abertas até o dia 15 de março e podem ser feitas no site do Hackathon.
A lista das equipes selecionadas será divulgada em 25 de março. Despesas com passagens, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo Inep.
Ao final da maratona, uma comissão julgadora definirá as três equipes vencedoras, com base no potencial de impacto do projeto para a educação brasileira. Os ganhadores receberão até R$5 mil para investir no desenvolvimento de seu produto.