O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que, neste ano, está previsto para 24 de novembro. O Enade é um dos indicadores usados pelo MEC para avaliar graduações por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), usado para medir a qualidade dos cursos.
Têm de fazer o exame os estudantes que ingressaram nos cursos em avaliação (confira tabela abaixo) em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período. Também fazem a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso.
No caso dos cursos superiores de tecnologia, devem participar os estudantes que têm expectativa de conclusão em dezembro deste ano, assim como os que tiverem concluído mais de 75% do currículo.
A inscrição dos estudantes é responsabilidade das instituições de ensino. As diretrizes para o exame serão divulgadas até o dia 31 de maio. Entre 22 de outubro e 24 de novembro, os alunos deverão preencher um questionário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no site portal.inep.gov.br, para terem acesso ao local de prova e imprimir o Cartão de Informação do Estudante.
Preste atenção
> Estudantes que colarem grau até 31 de agosto ou que estiverem matriculados em graduações no Exterior na data da prova, em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante, estão dispensados do Enade
Bacharelados em avaliação
> Agronomia
> Biomedicina
> Educação Física
> Enfermagem
> Farmácia
> Fisioterapia
> Fonoaudiologia
> Medicina
> Medicina Veterinária
> Nutrição
> Odontologia
> Serviço Social
> Zootecnia
Cursos tecnológicos em avaliação
> Agronegócio
> Gestão Hospitalar
> Gestão Ambiental
> Radiologia