Prevista para entrar em vigor no início deste ano, a reforma ortográfica só será adotada pelo Brasil a partir de janeiro de 2016, conforme o Decreto 7.875, publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro.
Pelos próximos três anos, as regras antigas de ortografia coexistirão com as novas.
Para evitar aflições nos candidatos ao vestibular, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) afirma que serão aceitas as duas formas na prova de redação - que será aplicada nesta segunda-feira, com a de português - e garante que ninguém será prejudicado se escrever "heróico" (que perde o acento com as novas regras) ou "telentrega" (que ganha um hífen com o acordo).
Ortografia é um conteúdo tradicional na prova de português da UFRGS. Segundo o professor da disciplina do Grupo Unificado Ávila Oliveira, acentuação - quesito mais modificado pela reforma - deve voltar em 2013. Como a prova foi preparada antes da publicação do decreto pela presidência da República, não se pode descartar o aparecimento de uma questão que aborde o tema diretamente. Para Oliveira, não basta decorar um resumo qualquer sobre as mudanças.
- Pelo perfil da banca, será uma pergunta mais inteligente do que "qual palavra perdeu acento?". Apresentar grupos de palavras e questionar quais ganham ou perdem o acento com base na mesma regra do novo acordo ortográfico é mais a cara da UFRGS - avalia.
No ano passado, nenhuma das questões sobre ortografia estava relacionada a regras que foram alteradas pela reforma.
Quanto é descontado para erros de...
... ortografia: dois pontos
... semântica: cinco pontos
... pontuação: cinco pontos
... sintaxe e morfossintaxe: oito pontos
O candidato que cometer até dois erros de ortografia não sofrerá desconto algum. Nos demais itens, cada erro acarreta um desconto.