Abaixo, confira dicas e perguntas frequentes sobre a prova de redação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), marcada para segunda-feira.
É necessário ter muita atenção durante a leitura da proposta de redação para não fugir do tema na hora de escrever. A dissertação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Cuidado para não zerar: o candidato que tiver nota zero na redação é eliminado do vestibular. O texto precisa ter entre 30 e 50 linhas. Se o candidato escrever 29, por exemplo, terá a prova zerada. Além disso, a dissertação deve ser escrita com caneta de tinta preta ou azul. Qualquer outra cor anula a prova.
O que é uma boa redação?
No vestibular da UFRGS, espera-se que o candidato demonstre competência comunicativa qualificada. Para tanto, precisa evidenciar habilidade de compreensão do tema proposto, que irá garantir a abordagem adequada do tema, apresentar capacidade de relacionar o tema formulado com a realidade e o contexto em que se insere, trazendo informações relevantes para sustentar o posicionamento assumido na redação e expressar, de forma clara, completa e organizada, suas ideias, além de demonstrar domínio do vocabulário e da variedade culta da língua.
Há margem para inovar?
Sempre há margem para que o candidato inove. No entanto, é necessário estar atento ao fato de que, para fazer a prova, além da compreensão do tema, ele deve observar as características do gênero textual solicitado: que é a dissertação. Esse tipo de texto se caracteriza por expor ideias ou fatos que constituem os argumentos que levam ao convencimento de alguém ou à conclusão de algo.
Assim, o candidato deve expressar suas ideias a respeito do tema proposto, apresentando pontos de vista e argumentos em defesa de suas posições. Isto significa que a inovação estará sempre assegurada na seleção do ponto de vista e na eleição dos argumentos que sustentem o ponto de vista defendido, mas não na opção por outro gênero textual que não o solicitado.
Em que apostar e o que evitar?
É sempre válido que o encaminhamento da redação revele esforço pela autoria, isto é, apresente abordagens diferenciadas, fatos inusitados, tentativa de fugir do lugar comum. No plano formal, o investimento autoral pode revelar-se pelo uso de frases complexas, de vocabulário variado, além de recursos retóricos bem empregados.
Quais os erros mais comuns?
O erro mais comum é a inadequação vocabular, que geralmente é ocasionada pela falta de compreensão, por parte do candidato, do significado de uma palavra ou pelo desconhecimento dos seus empregos usuais.
Argumentação ou o estilo?
Tanto a argumentação quanto o estilo são avaliados em itens específicos da planilha de avaliação. No entanto, como o gênero textual requerido é o dissertativo, o instrumento utilizado para avaliação das redações contempla um número maior de itens que privilegiam a argumentação.
DICA ZH
Aos que treinam em casa, lembrem-se de que a folha fornecida na prova é menor que as tradicionais A4 ou as de cadernos universitários.
O texto pedido pela universidade é dissertativo. Se a redação do candidato for uma narração do início ao fim, será zerada. Alguns trechos narrativos, porém, se usados dentro da dissertação, são permitidos.
Preste muita atenção ao enunciado e se certifique de ter entendido o que pede a banca. Se o texto fugir do tema, também será zerado.
A correção
A redação é avaliada em duas modalidades - analítica e holística - por examinadores distintos. Cada um atribui escores independentes entre zero e 10. Se os escores tiverem diferença maior ou igual a 2,5 pontos, considera-se que houve discrepância na avaliação. Nesse caso, a redação será reavaliada por outro examinador, que irá ponderar sobre a propriedade das duas avaliações anteriores, equilibrar e/ou atribuir novo(s) escore(s), para desfazer a discrepância e registrar os novos resultados.
O resultado final da prova de redação será representado pela soma dos escores das modalidades analítica e holística e expresso, através de conversão, por um escore entre zero e 25 (número de questões da prova de português).
Candidatos que acertarem menos de 30% do total das questões de escolha múltipla das demais provas não terão as redações corrigidas.
Quantas pessoas corrigem cada redação?
As redações são corrigidas por duas pessoas. Pela manhã, um avaliador corrige a redação na modalidade analítica. À tarde, outro avaliador, que desconhece a primeira avaliação, faz a correção holística.
Cada corretor lê quantas redações?
Em média, cada corretor lê em torno de 30 redações por turno de avaliação.
Quantos corretores de redações atuam em um vestibular?
Em média, 160 avaliadores.