A pedido do caderno Vestibular, professores do Grupo Unificado comentam cada uma das provas aplicadas em 2013 no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Compare, ainda, as médias das provas de 2012 com as deste ano.
Física
O professor Ênio Kaufmann entende que a prova de física passou por algumas mudanças este ano. Questões com textos longos, que fogem do padrão, chamaram a atenção. Outra crítica é em relação a perguntas que poderiam confundir os candidatos ou que não exigiram um raciocínio de física, mas apenas a memorização.
Literatura
Diferentemente de 2012, a avaliação de literatura deste ano voltou a dar ênfase aos autores que estão no programa da universidade. Além disso, 19 questões cobraram as leituras obrigatórias. Outro destaque foi a presença forte de autores contemporâneos, como Caio Fernando Abreu. O Pedro Gonzaga avaliou positivamente a prova.
Inglês
Um destaque da prova de inglês, de acordo com o professor Fábio Vasques, foi o aumento das questões de gramática. Além disso, a avaliação não trouxe a tradicional história em quadrinhos, presente em outros anos. O nível dos textos também foi considerado por Vasques um pouco mais elevado. De forma geral, a prova foi mais difícil que a de 2012.
Espanhol
Carlos del Castillo avaliou a prova de língua espanhola como mais fácil que a de 2012. Para ele, os três textos apresentados estavam dentro do esperado, com algumas perguntas de vocabulário um pouco mais complicadas. O fato de praticamente metade da prova cobrar gramática e a outra metade compreensão de texto foi considerado normal.
Português
O padrão de perguntas e enunciados da UFRGS se manteve na prova de português deste ano, de acordo com Ávila Oliveira. As questões de gramática apareceram com mais força do que as de interpretação, o que pode ter alegrado alguns estudantes. Em algumas perguntas, foi preciso mais atenção que o habitual para encontrar a resposta correta. A média subiu bastante em relação ao ano passado.
Redação
Para a professora Luísa Canella, o tema da redação foi maravilhoso e parece ter agradado aos alunos. Na verdade, é um tema bastante inteligente e ligado ao dia a dia, pois solicita uma reflexão sobre o riso, que, como bem sugere Bergson, é intrínseco à humanidade. Ele consegue diferenciar o bom aluno do mau aluno, pois a inserção de exemplos convincentes e criativos destacará o candidato que tiver um repertório cultural amplo em relação àquele que produzir uma reflexão baseada no senso comum. Os textos de apoio ajudavam os estudantes e a pergunta foi clara.
Biologia
Um ponto a ser destacado na avaliação de biologia, de acordo com o professor Ricardo Velloso, foi o fato de a prova não abranger todos os conteúdos, como em outros anos. Por isso, ele considerou a avaliação positiva, mas com algumas ressalvas. Além disso, questões que exigem o conhecimento de detalhes podem ter gerado dificuldade.
Química
Luiz Ferrari lembra que a prova de 2012 causou pavor nos estudantes, diferentemente deste ano. Em 2013, Ferrari considerou a prova de química bem elaborada, mas não fácil. Outro fator importante, para ele, foi a exigência de questões de química orgânica, que costumam ser próximas de quem está concluindo o Ensino Médio.
Geografia
Previsível. Essa foi a palavra usada pelo professor Saul Chervenski para definir a avaliação de geografia. No entanto, o professor destacou a presença de questões envolvendo temas atuais como agricultura orgânica, a "Super Lua" e o furacão Sandy. Além disso, habilidades como a análise e a interpretação de gráficos também foram exigidas dos estudantes.
História
Zé Tamanquevis considerou a prova de história um pouco mais fácil do que as dos anos anteriores. Para ele, os conteúdos exigidos são aqueles ensinados nas escolas, o que deixou a avaliação mais acessível. No entanto, quatro questões, consideradas, pelo professor, mais aprofundadas podem ter confundido os candidatos.
Matemática
O professor Diego Zanella entende que a prova de matemática deste ano foi um pouco mais difícil do que a de 2012. Um ponto importante foi o fato de a avaliação apresentar um número menor de questões muito fáceis e mais questões consideradas difíceis. Mais uma vez, as funções, conteúdo com presença garantida no vestibular, apareceram com força na prova.
Compare as médias de 2012 e 2013
2012
Física: 8,5798
Literatura: 10,7234
Inglês: 14,7199
Espanhol: 11,3749
Português: 10,8138
Biologia: 8,4958
Química: 7,6232
Geografia: 11,1123
História: 10,9133
Matemática: 9,4852
2013
Física: 8,5289
Literatura: 10,9255
Inglês: 11,8833
Espanhol: 11,1290
Língua Portuguesa: 15,0402
Biologia: 9,2962
Química: 9,1476
Geografia: 11,7344
História: 11,3465
Matemática: 9,7948