Os dados sobre o Ensino Superior divulgados na semana passada trouxeram boas notícias aos vestibulandos. No geral, as instituições gaúchas obtiveram uma avaliação melhor no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2011 do que no ano anterior.
O curso de Tecnologia em Automação Industrial da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) obteve nota 4,53, a mais alta entre todos os avaliados no Estado. Em seguida, com nota 4,51, está a graduação de Engenharia de Alimentos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ao lado, você confere algumas características desses dois cursos que estão no topo. O caderno Vestibular também reuniu as cinco maiores notas entre as graduações e entre os tecnólogos gaúchos (confira tabela abaixo).
Considerando todos os avaliados pelo Ministério da Educação, 11 cursos do Rio Grande do Sul obtiveram o primeiro lugar, com a nota mais alta entre todas as instituições avaliadas no país. Nesta página, você também encontra uma tabela com os cursos campeões na avaliação.
A UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) obteve o melhor desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), 4,28, entre o grupo das universidades brasileiras. Além disso, é a única gaúcha na faixa de desempenho 5, a mais alta. A UFRGS ainda subiu da 13º posição para o 11º no país.
- Fiquei muito satisfeito com os resultados, pois demonstram que estamos acertando nas políticas acadêmicas. Agora, queremos buscar nosso reconhecimento em nível mundial - comentou o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto.
Além dos primeiros lugares, outros cursos da instituição obtiveram boas notas. Artes Visuais (licenciatura), Computação (bacharelado), Engenharia de Produção, Matemática (bacharelado) e Música (licenciatura) da UFRGS alcançaram o segundo lugar.
Engenharia de Alimentos
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), nota 4,51
O trabalho contínuo é um dos principais elementos que fazem com que a Engenharia de Alimentos da Unisinos venha se destacando em índices de avaliação. Professora e coordenadora do curso há 10 anos, Janice da Silva acredita que diversos fatores colaboram para o bom desempenho, comemorado na instituição. A qualidade do corpo docente e o projeto pedagógico que articula teoria e prática e o comprometimento dos alunos são alguns deles.
- Temos uma formação sólida e também prezamos pelo relacionamento humano. Somos próximos dos estudantes - comenta Janice.
Na parte da infraestrutura, os laboratórios e as usinas-piloto, espaços que simulam o ambiente industrial, colaboram para a formação de qualidade dos engenheiros. O acompanhamento do mercado e, também, da pesquisa faz com que o curso foque em assuntos considerados de ponta, como a aplicação de ozônio em alimentos e o estudo de alimentos funcionais. Criada há 20 anos, a graduação tem duração de cinco anos.
> Número aproximado de alunos: 200
> Número aproximado de professores: 65
Tecnologia em Automação Industrial
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), nota 4,53
Criado em 2002, pouco depois da fundação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o curso de Tecnologia em Automação Industrial é um dos destaques da universidade, de acordo com o reitor Fernando Guaragna.
Reformulado em 2005, o curso fica em Novo Hamburgo e é conveniado com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.O ensino multidisciplinar, que mescla conhecimentos de engenharia mecânica, engenharia elétrica, eletrônica, computação e programação, é um diferencial.
O perfil de grande parte dos alunos também é um fator interessante. Muitos já trabalham na indústria, e alguns já cursaram o Ensino Médio em escolas técnicas.
- O resultado nos enche de satisfação, apesar das carências que sabemos ainda ter. Isso mostra o potencial da universidade - destaca o reitor.
> Número aproximado de alunos: 94
> Número aproximado de professores: 16
Cursos do Estado em 1º lugar
Abaixo, confira os cursos do Rio Grande do Sul que conquistaram a maior nota de todo o país:
Engenharia Sanitária (Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre): 2,6457
Engenharia Elétrica (UFRGS): 4,2852
Engenharia Automotiva (Ulbra): 3,1231
Engenharia Industrial Mecânica (Feevale): 3,1864
Engenharia de Alimentos (Unisinos): 4,5084
Engenharia de Biotecnologia (Uergs): 3,8052
Engenharia Industrial Química (Feevale): 3,2367
História - licenciatura (Feevale): 4,4860
Letras - bacharelado (UFRGS): 4,0688
Tecnologia em Automação Industrial (Uergs): 4,5265
Tecnologia em Construção de Edifícios (Feevale): 4,3859
Cinco maiores notas na graduação:
Engenharia de Alimentos (Unisinos): 1º lugar no país, com 4,51
História - licenciatura (Feevale): 1º lugar no país, com 4,49
Ciências Sociais - licenciatura (PUCRS): 3º lugar no país, com 4,45
Computação - bacharelado (UFRGS): 2º lugar no país, com 4,36
Música - licenciatura (UFRGS): 2º lugar no país, com 4,33
Cinco maiores notas nos cursos tecnológicos:
Tecnologia em Automação Industrial (Uergs): 1º lugar no país, com 4,53
Tecnologia em Construção de Edifícios (Feevale): 1º lugar no país, com 4,39
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Univsinos): 3º lugar no país, com 3,84
Tecnologia em Fabricação Mecânica (UPF): 3º lugar no país, com 3,66
Tecnologia em Alimentos (IFRS): 8º lugar no país, com 3,37