O local escolhido para estudar e as técnicas para assimilar conteúdos - sejam cartazes na parede ou trechos sublinhados em polígrafos- são fundamentais em concursos como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem dedica um ano ou mais tempo para se preparar para provas acaba estabelecendo, também, vínculos com o espaço de estudo.
- O quarto é o lugar onde mais passo o tempo. Assim, consigo visualizar e recordar as coisas mais importantes para os vestibulares e para o Enem - conta Gabrielle Azambuja, 18 anos, que fotografou alguns dos cartazes de sua parede.
Especialista em hábito de estudo, Fábio Mendes lembra que estudar e revisar são coisas diferentes e que, portanto, exigem níveis de concentração distintos. Para revisar, é possível escolher locais mais tranquilos como os parques.
- Já estudar significa conseguir aprender conteúdos por conta própria, o que envolve mais do que leitura (é preciso, marcar, sublinhar, fazer anotações e exercícios) - comenta.
Com o Missão ZH no Instagram, o Vestibular mobilizou seus leitores para mostrarem os lugares onde estudam. Confira aqui algumas das imagens selecionadas e fique atento para o próximo desafio.
"Faço o curso de Nutrição na UFPel. Mesmo com a nota máxima na redação do Enem do ano passado, continuo estudando para realizar o sonho de cursar Medicina. A foto mostra a minha melhor forma de estudo, memória fotográfica."
Gabrielle Azambuja, 18 anos, de Dom Feliciano, moradora de Pelotas
"Essa é a forma como passo minhas tardes, em meio a livros e sempre lendo Zero Hora para me manter informada sobre assuntos da atualidade. Ainda verei, por meio da Zero, meu nome no listão da UFRGS!"
Mariane de Oliveira, 16 anos, de Gravataí
"Faço mestrado em Engenharia Química na UFRGS."
Morgana Secco, 29 anos, de Lajeado, moradora de Porto Alegre
"Sou estudante do 6º ano (último) da graduação de Direito na Universidade Federal de Pelotas. Tirei essa foto enquanto estudava e formulava o meu Trabalho de Conclusão de Curso na área de Direito Penal. Esse trabalho tem ocupado dias inteiros. Não tenho feito muita coisa além disso. Mudei meus horários. Os livros se espalharam pela casa."
Gabriela Trindade, 24 anos, de Rio Grande
"Essa foto foi tirada no Centro Universitário Univates, no retorno deste semestre. Estou na metade do curso de Relações Públicas."
Douglas Zart, 23 anos, de Estrela
Como deve ser o lugar ideal de estudo?
Confira as dicas de Fábio Mendes, especialista em métodos de estudo
> O local de estudo deve favorecer a concentração. Vale mais passar uma hora estudando em um local que favoreça a concentração do que em outro com diversas fontes de distração.
> O que pode ou não ter em um local de estudo varia de pessoa para pessoa. Acredito que o computador é algo maravilhoso, mas que abriga em si centenas de amigos, milhares de músicas, vídeos etc. Por isso, acho que é pedir demais querer que um aluno se concentre com o computador ligado.
> O silêncio é importante, mas talvez um ruído de fundo (como uma música baixa) possa ajudar a abafar sons da rua ou da casa.
> Para melhorar o estudo em casa, uma boa dica é definir um horário que não entre em conflito direto com o lazer. Outra dica é utilizar tampões de ouvido.
Revisar é diferente de estudar
> É preciso diferenciar revisão e estudo. Revisar é somente rever o que já é conhecido e, por isso, apenas leitura pode bastar. É possível, portanto, revisar assistindo televisão, deitado etc.
> Estudar, por outro lado, é conseguir aprender conteúdos por conta própria, o que envolve mais do que leitura (é preciso marcar, sublinhar, fazer anotações e exercícios). Para estudar, o ideal é estar sentado com uma boa mesa de apoio, com iluminação adequada.