O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) vai auxiliar a Secretaria Estadual de Educação do Estado na reestruturação de ao menos 200 escolas públicas atingidas pela crise climática no RS. O acordo, assinado nesta segunda-feira (27), prevê a doação de materiais didáticas, mobiliário, livros, instrumentos musicais, materiais pedagógicos e esportivos.
O projeto integra o programa Sesi ao Seu Lado, criado para cooperar na retomada de serviços das áreas da educação e da saúde e minimizar impactos causados pelas enchentes no RS. Um acordo similar, no qual o Sesi vai ajudar na reconstrução de unidades de saúde, já havia sido assinado na última sexta-feira (24) junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES).
As escolas contempladas no projeto devem ser anunciadas nos próximos dias, com base em um mapeamento das necessidades de cada instituição feito pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com os municípios. Além dos materiais, o Sesi também vai oferecer apoio psicopedagógico e psicossocial para profissionais de educação e estudante, além de disponibilizar cursos de formação para os educadores e acesso aos dados do Observatório da Educação do Sesi-RS, que auxiliam nos processos da jornada pedagógica.
O acordo, assinado por Juliano Colombo, superintendente do Sesi-RS, e pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, tem vigência até o dia 31 de dezembro deste ano.
No Estado, o Sesi conta com cinco escolas de Ensino Médio, em Gravataí, Montenegro, Pelotas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Outras duas estão em construção, em Canoas e Lajeado, além de projetos para outras quatro unidades, em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul.