Até sexta-feira (26), o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) realiza uma série de ações para marcar a Semana da Leitura, em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril. Entre as atividades, pela primeira vez, a instituição realiza o correio literário. A proposta é que os estudantes escrevam cartas com recomendações de livros.
— A ideia do correio é que os alunos escrevam sobre a experiência que tiveram com aqueles livros, percebendo a importância da leitura, a ponto de querer indicar para alguém. A carta traz um aspecto afetivo, um ato de cuidado, de escrever a próprio punho algo que é importante para mim, pensando no outro — explica Bruna Vieira Dorneles, analista de promoção à leitura da Gerência de Educação do Sesi.
Estão sendo produzidas, nesta semana, cerca de 7 mil cartas, que serão entregues a partir de segunda-feira (29) a crianças e jovens de escolas públicas do Rio Grande do Sul. Além dos estudantes das escolas do Sesi-RS, também participam da ação alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Callo, em Quaraí, e da Escola Estadual de Ensino Médio Hilário Ribeiro, em Barra do Ouro, localidade no município de Maquiné.
A iniciativa busca estimular o hábito da leitura e convidar as pessoas a utilizarem a estrutura do Sesi-RS. A instituição conta com 25 bibliotecas no Estado, sendo que os espaços são abertos à comunidade. Basta fazer um cadastro simples para pegar livros do acervo emprestados, sem custo.
Personagens ganhando vida
Nesta terça-feira (23), cerca de 90 estudantes foram à aula caracterizados como seus personagens favoritos do universo literário. A ação foi realizada no complexo educacional do Sesi em Gravataí. Participaram alunos das turmas de contraturno e da Educação Infantil, vestindo fantasias de personagens como Branca de Neve, Menino Maluquinho, Homem Aranha, entre outros.
— Ao se colocarem no lugar dos personagens, elas podem discursar a partir desse lugar, incrementando sua visão de mundo. O ato de ler tem importância fundamental. É por meio dele que a gente consegue entender mais a realidade em que vivemos — destaca a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sonia Bier.
A ideia do Dia Temático surgiu para complementar as ações do Dia da Leitura. Conforme a analista de educação do Sesi Gravataí, Mariana Alves, também foi criado espaço para compartilhamento e doações de livros e uma “árvore de dicas” na recepção da escola.
A programação do Sesi-RS conta com a parada literária: provocação para que as pessoas reservem 15 minutos nesta semana para ler um livro. Com o mesmo intuito, de aproximar a todos do universo literário, foram disponibilizadas à população cartilhas literárias gratuitas, com curadoria de textos para apresentar diferentes gêneros literários, como poesia e crônica.
A instituição também conta com o podcast “Leia com o Sesi”, que teve sua terceira temporada lançada nesta segunda-feira (22). Os episódios são relatos de estudantes sobre leituras que os cativaram, contando sobre o impacto da experiência.