Em comemoração aos 90 anos de fundação, a Universidade de São Paulo (USP) está promovendo curso introdutório sobre inteligência artificial. O conteúdo será aberto a todos os interessados em explorar os conceitos básicos de forma gratuita. As inscrições estarão abertas até 25 de março ou enquanto houver vagas.
Serão 600 vagas para participar presencialmente no Centro de Difusão Internacional da USP, no campus do Butantã, na capital de São Paulo. Para se inscrever nessa modalidade é necessário seguir os passos do clicando neste link. Outras 50 mil vagas são destinadas para aulas via YouTube. Para se inscrever na modalidade remota acesse aqui. As aulas ocorrerão no dia 5 de abril em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Feita a inscrição, para participar presencialmente, basta comparecer ao local das atividades. Já para participar a distância, é necessário ter conhecimentos básicos de informática e acesso à internet para acompanhar as aulas e fazer a avaliação final. Todos os inscritos e aprovados receberão certificados após o término do curso.
Quatro professores especialistas na área conduzirão as aulas, que abordarão uma introdução à inteligência artificial e temas como processamento de linguagem natural, visão computacional, aprendizado de máquina e perspectivas futuras desse campo. O curso será ministrado pelo professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e pelos professores Roberto Marcondes Cesar Junior, Roberto Hirata Junior e Nina Hirata, do Instituto de Matemática e Estatística (IME).
Além das aulas, na semana seguinte serão realizados bate-papos virtuais sobre inteligência artificial, diariamente, das 14h às 15h, via Google Meet. A participação nessas atividades extras não é obrigatória, mas oferece uma oportunidade de interação e aprendizado.
A iniciativa, organizada pelos pesquisadores do projeto Synestech.AI e do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI), faz parte do programa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) apoiam o projeto.