A Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, decidiu suspender as aulas da rede municipal durante esta quarta-feira (12) e a quinta-feira (12). A medida foi adotada a partir dos boletins meteorológicos que indicam tempo severo nesta semana.
De acordo com a secretária Maristela Guasselli, a decisão foi tomada coletivamente, durante uma reunião com os diretores das instituições de ensino. No mês de junho, muitos transtornos foram registrados devido à passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. Na ocasião, muitos professores e funcionários não conseguiram chegar às escolas.
— Além dos professores de Novo Hamburgo, temos muitos que são de outras cidades que também foram afetadas pelo ciclone da última vez. Desta vez, estamos suspendendo as aulas para que as famílias possam se programar. Aí, não corre o risco de chegarem às escolas de manhã para descobrir que as aulas não vão acontecer — explica.
A rede municipal conta com 90 escolas, sendo 52 de ensino fundamental e as outras 38 de educação infantil. Segundo a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, cerca de 24 mil alunos frequentam essas instituições e, com as aulas suspensas, estarão correndo menos risco ao circular pelas ruas. Os professores serão avisados através dos diretores das escolas, que participaram da reunião nesta quarta.
— Todos estão em alerta. Isso não quer dizer que é uma folga. Isso é um momento de alerta, um momento de emergência — ressalta a secretária.
Maristela observa ainda que as equipes técnicas e de manutenção estarão disponíveis para atuar nas escolas se alguma ocorrência for registrada. As aulas devem ser retomadas na sexta-feira (14).
Novos comunicados podem ser emitidos pelo município, dependendo da situação do tempo nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo informou, em seu site oficial, que "as atividades pedagógicas serão compensadas em momentos oportunos que serão comunicados posteriormente".