Os desenhos, recortes e pinturas coloridas já estão expostos nas paredes da Escola Municipal de Educação Infantil Valdir Jorge Elias — Russinho, na Vila Augusta, em Viamão. Isso é sinal de que os pequenos estão usufruindo do espaço que é deles, por direito. A creche é uma das 10 que estão sendo inauguradas oficialmente neste mês de abril. Desde o dia 3, a prefeitura promove os eventos e ainda há três espaços para serem inaugurados entre amanhã e sábado.
Com as novas escolas, mais de 3 mil vagas estão sendo abertas na Educação Infantil do município. Como a reportagem em GZH mostrou no final de fevereiro, o salto no número de vagas vai de 400 para 3,5 mil, ao longo do ano. O funcionamento, no entanto, ocorre desde o início de março, com atendimento reduzido de matriculados. Isso ocorre porque a entrada de novos alunos depende da chegada dos profissionais, que, atualmente, passam pelos processos de contratação e treinamento. Além das novas instituições, outras duas foram reformadas e mais uma será aberta em maio.
A construção dos prédios tem investimento de R$ 25 milhões, além de outros R$ 5 milhões para mobília e infraestrutura. O dinheiro vem de programas do governo federal, principalmente, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
— É uma conquista de muito trabalho. Já fomos da gestão, entre 2013 e 2016, em que a meta era todas as crianças de quatro a cinco anos na escola. Conseguimos abrir mais de 2,5 mil vagas no período. Voltamos para a gestão com a meta do Plano Nacional de Educação que é o atendimento de 50% das crianças de zero a três anos, até 2024. Estamos, agora, com essas 3 mil vagas — explica a secretária municipal de Educação, Márcia Culau.
A entrega das instituições encerra um ciclo que teve início em 2013, quando o município recebeu 16 creches do programa Proinfância. Algumas, como a Tarumã, tiveram terreno escolhido no início das trabalhos. A administração atual credita que a parada nos trabalhos nestes locais foi em razão das trocas de governo. Em 2021, a mesma gestão reassumiu e foram abertos os chamamentos públicos para o início dos trabalhos.
Demanda
Acompanhada da família, a pequena Melissa de Oliveira Paiva, quatro anos, é uma das alunas da escola Valdir Jorge Elias.
— Ela está super adaptada, adora vir para escolinha. É muito boa a estrutura, antes era um terreno baldio aqui. Acredito que tenha muitas mães no bairro sem ter com quem deixar suas crianças e aqui com certeza será esse lugar — disse Suellen Borges de Oliveira, 30 anos,
Nos braços, ela trouxe o filho mais novo, Antony de Oliveira dos Santos, de um ano e meio, para o evento. Para o menino, Suellen ainda não conseguiu vaga.
— Para ela, não tive que esperar a vaga, foi rápido. Agora estou esperando para ele (o filho) entrar e se adaptar para já procurar um emprego — disse a mãe.
Os pais de Pedro Melo, três anos, também foram acompanhar a inauguração, pois aguardam vaga para o pequeno.
— Aqui é mais perto de casa e estou esperançosa para que tenha a vaga, porque seria ótimo para ele se desenvolver melhor — diz Maiara Carboneiro, 28 anos, diarista.
Novos matriculados ao longo do mês
A escola inaugurada na manhã de quarta-feira (12) tem o nome em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Valdir Jorge Elias, o Russinho (MDB), que morreu em julho de 2020, aos 66 anos, em decorrência do agravamento do quadro de covid-19. Russinho foi homenageado pelas lideranças durante o evento e também lembrado com a participação de sua família.
A nova instituição da Vila Augusta tem capacidade para cerca de 160 alunos, sendo 40 delas de turno integral, de um até três anos.
— Atualmente, a escola funciona com aproximadamente 90 alunos matriculados. Estamos organizando a escola para receber novos alunos. Tem muita procura da comunidade, os pais estão felizes com a escola. E hoje tem fila de espera para cá — disse a coordenadora da escola, Paola Costa Guimarães.
Durante o evento, a secretária de Educação anunciou 80 vagas que serão preenchidas entre o final de abril e início de maio. Segundo a titular da pasta, ainda não é o suficiente para atender toda a demanda da comunidade. Por isso, há planos de implantação mais uma creche no bairro.
— Estamos trabalhando para vencer essas demandas, pois enquanto professora sei da importância de uma criança chegar na alfabetização com várias habilidades já promovidas dentro dela — disse Márcia.
Segurança para os pequenos
Devido aos atentados mais recentes a escolas, governos, do federal ao municipal, debatem medidas preventivas para a segurança dos alunos. Durante o evento, o secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti, falou sobre algumas das estratégias para reforçar o cuidado nas escolas do município.
— Implantamos um aplicativo que já começou a circular nas escolas, em que o diretor pode acionar o botão de emergência e automaticamente dispara na coordenação de Segurança Pública, onde Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal têm acessado às câmeras do local. Não vamos poupar recursos para proteger o futuro da nossa cidade — disse Bortoletti.
Além do aplicativo Escola Segura, a administração municipal deve aumentar o efetivo da Patrulha Escolar, com a convocação de mais 20 guardas e a compra de novos veículos, e já encaminhou a compra de aparelhos detectores de metal para as 76 escolas municipais.
Novas escolas infantis inauguradas
/// Emei Maria da Graça Araújo da Costa
/// Emei Gaúcha
/// Emei Lagoinha
/// Emei Vila Elsa
/// Emei Maria Regina Frota de Oliveira Siqueira
/// Emei Valdir Jorge Elias — Russinho
/// Emei Madureira
Sexta-feira (14)
/// Emei Parque Farroupilha
/// Emei Vivendas São Tomé
Sábado (15)
/// Emei Odete Barcelos Bernardes
Em maio
/// Emei Águas Claras