A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passará a contar com a primeira parada de ônibus com painel solar da cidade. Ela fica na Avenida Roraima, perto das agências bancárias do campus. Irá gerar e distribuir energia de forma sustentável e sem custos. Além da placa solar, que mede 2m por 1m, a parada terá duas lâmpadas e dois carregadores USB.
A expectativa da universidade é de geração mensal de 35 kWh. Como as lâmpadas e os carregadores devem consumir 10 kWh por mês, a intenção é devolver para a rede elétrica de 20 a 25 kWh. A inauguração deve acontecer na próxima semana.
A instalação não teve custos para a instituição. Faz parte do trabalho do professor Carlos Félix, do Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia da UFSM, que coordena o Grupo de Estudos em Mobilidade. Ele também é conselheiro do Instituto TodaVida, ONG de Porto Alegre que visa a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente por intermédio de ações, palestras e cursos. Esse meio de campo, feito pelo professor, foi o que possibilitou que o ponto de ônibus fosse para o centro do Estado. Conforme estudos da ONG TodaVida, a tendência é de que cada vez mais a eletromobilidade chegue em carros de passeio e ônibus do transporte coletivo. Para que esta alternativa seja sustentável, alternativas como os painéis fotovoltaicos são fundamentais.
A UFSM tem histórico de busca por energias renováveis e inovação no transporte. A instituição conta com um carro elétrico, para estudos e testes, e também tem um eletroposto gratuito, que carrega totalmente a bateria de um carro de passeio me aproximadamente 30 minutos. Agora, busca meios de incluir um eletroposto na unidade de Cachoeira do Sul.