Desde o início de fevereiro, Santa Maria conta com um ponto para recarregamento de bateria para carros elétricos. Mais do que isso, é o primeiro que fica junto a um posto de combustíveis comercial no Estado. O chamado eletroposto só foi possível graças a uma parceria entre o Neo Autoposto, que é onde fica o ponto, na Avenida Nossa Senhora das Dores, a empresa Parceria Solar e a cooperativa Sicredi.
O ponto funciona entre as 6h e às 23h e não é cobrado nenhum valor para fazer a recarga do carro elétrico, pelo menos por enquanto. A estimativa é que se leve até duas horas para dar uma carga completa, dependendo do veículo. Em tomadas convencionais, esse tempo ultrapassa as oito horas.
E para saber mais sobre esse projeto, o diretor-executivo da empresa Parceria Solar, Rodrigo Corrêa, que foi um dos idealizadores do eletroposto é um dos entrevistados do Santa Maria de Negócios desta semana. Além dele, o diretor-executivo do Sicredi Região Centro, Luís Alberto Lopes, também participou da conversa, já que a cooperativa lançou uma linha de crédito especial para compra de veículos elétricos.
Confira a entrevista na íntegra: