A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) encerra nesta quarta-feira (10) um questionário com os alunos da rede estadual para saber se existe interesse na implementação do 4º ano no Ensino Médio. Todos os 70 mil estudantes do 3º ano receberam a pesquisa pelo e-mail educacional. Após a devolução dos questionários com as respostas, os resultados serão analisados para, posteriormente, anunciar se a proposta será ou não levada adiante.
A Seduc informou que a pesquisa busca orientar a correta estruturação do projeto e não há data para início das atividades, caso confirmadas. Em entrevista recente à reportagem, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, disse que o projeto somente será implementado se houver real interesse por parte dos alunos, considerando todos os custos envolvidos, como professores e estrutura.
Quando a proposta foi lançada, em julho deste ano, Teixeira reforçou que o currículo do 4º ano estava em elaboração, com foco em disciplinas de Língua Inglesa, Português e Matemática, além de Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo de Trabalho, que tem por meta preparar o estudante para a busca por uma carreira. A proposta vem ao encontro das possíveis perdas educacionais em meio à pandemia da covid-19.
A ideia é que o 4º ano supra essas lacunas de aprendizagem que, conforme a secretária, provavelmente serão deixadas durante o ano letivo de 2021, assim como já ocorreu em 2020.